lestenewsms
Cerca de 500 propriedades rurais no Pantanal sul-mato-grossense foram identificadas como afetadas pelos incêndios florestais que devastaram a região. Para mitigar os prejuízos e apoiar os produtores, o Sistema Famasul, por meio do Senar/MS, criou o programa “SuperAção Pantanal”.
A iniciativa busca oferecer orientações e soluções práticas para os produtores rurais a curto, médio e longo prazos. “Nossa intenção é minimizar o impacto dos incêndios na produção, o que reflete diretamente na economia e no desenvolvimento econômico do estado”, afirmou Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul.
Uma equipe de aproximadamente 20 técnicos será enviada às propriedades atingidas pelo fogo para propor medidas de recuperação das áreas comprometidas. Esses profissionais atuarão durante 60 dias, e um deles já iniciou os trabalhos em Aquidauana, onde foram encontradas cercas e pastagens destruídas.
Além do suporte técnico, o programa prevê o mapeamento e diagnóstico das propriedades afetadas, com recomendações práticas fornecidas pelo Senar/MS. A ação inclui ainda a oferta de assistência técnica presencial e cursos de formação profissional e promoção social para os moradores da região.