Home » Queimadas alarmantes destroem 800 mil hectares no Pantanal em 2024

Queimadas alarmantes destroem 800 mil hectares no Pantanal em 2024

Área queimada em 2024 é 2.362% maior do que o registrado no mesmo período de 2023.

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Segundo levantamento do LASA-UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro), a área destruída pelo fogo no Pantanal é equivalente a 800 mil campos de futebol. Neste ano, o Pantanal já bateu a marca de 800 mil hectares queimados.

De acordo com o G1, foram 802.875 hectares queimados no Pantanal de 1º de janeiro a 23 de julho de 2024. Se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 32 mil hectares foram queimados, o número de 2024 é 2.362% maior.

As queimadas no Pantanal em 2024 também superaram o ano recorde de queimadas no bioma, segundo a série histórica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Em 2020, de janeiro a julho, foram destruídos 395.075 hectares. Se comparados os dois períodos, o aumento em 2024 é de 103%.

O fogo é esperado anualmente no Pantanal, entre o fim de julho e o mês de agosto. Entretanto, os eventos climáticos extremos, seca severa e a ação humana fizeram com que a temporada das chamas fosse antecipada neste ano, começando ainda em junho.

Seca e calor ainda são preocupações

Conforme previsão da Climatempo, os próximos meses devem ser mais secos e de muito calor em boa parte do Brasil. Um forte bloqueio atmosférico vem desviando frentes frias para alto mar, o que mantém uma grande massa de ar seco sobre a região Centro-Oeste, onde fica o Pantanal.

Com a alta temperatura e baixa umidade, o cenário fica muito mais propício ao fogo no bioma. Após duas semanas de frio, baixas temperaturas e zerar os focos de incêndio na região pantaneira, as chamas voltaram ao bioma por causa das condições climáticas no início desta semana.

Brigadistas apagam os focos de incêndio no Pantanal (Foto: G1)

conjunturaonline

Leia também: