Home » Calendário eleitoral: “Vaquinha virtual” a partir de 15 de maio

Calendário eleitoral: “Vaquinha virtual” a partir de 15 de maio

por Nathally Martins da Silva Bulhões
Dengue Taboado

Calendário eleitoral: “Vaquinha virtual” a partir de 15 de maio

A partir do dia 15 de maio, instituições com cadastro aprovado pelo TSE podem arrecadar recursos de financiamento coletivo. Já está disponível, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a página sobre o financiamento coletivo para as Eleições Municipais 2024. Também conhecida como “vaquinha virtual”, a modalidade poderá ser utilizada para angariar recursos para campanhas eleitorais neste ano. A partir do dia 15 de maio, as instituições com cadastro aprovado pelo TSE podem arrecadar recursos, desde que previamente contratadas por pré-candidatos ou partidos.

“Vaquinha virtual” 2

As doações poderão ser feitas por instituições que promovam técnicas e serviços de financiamento coletivo, por meio de: páginas na internet; aplicativos eletrônicos; e outros recursos similares. A modalidade de financiamento é regulamentada pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.607, de 17 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos e candidatas ou candidatos. Para fazer jus aos recursos, o candidato deve cumprir normas como: requerimento do registro de candidatura; inscrição do CNPJ da campanha; abertura de conta bancária específica para esse tipo de operação; e emissão de recibos eleitorais.

Simone Tebet apresenta projeto de diretrizes orçamentárias de 2025

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, apresentou ontem (15/4), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025. A matéria baliza os gastos dos recursos ao longo do ano e precisa ser aprovada até o dia 30 de junho para que os parlamentares possam sair em recesso formal em julho. A política sul-mato-grossense acompanhou o presidente Lula na semana passada em CG e disse que ele terá de voltar Mato Grosso do Sul para inaugurar a Rota Bi oceânica.

“Admiração por seu mandato”: Reinaldo Azambuja elogia prefeito paranaibense

O prefeito Maycol Queiroz ficou todo prosa ao ser elogiado pelo ex-governador Reinaldo Azambuja, na tarde de ontem quando foi visitar o presidente regional do PSDB. “Admiração por seu mandato. Um dos melhores desempenhos de MS. Orgulho ter voce em nosso ninho”, disse o líder político. O prefeito paranaibense acompanhado do secretário de governo Juninho do Kézio cumpre agenda em CG. Ontem, visitou o secretario Hélio Belfo, na Seilog para calibrar o cronograma de obras de canalização de córregos e hoje deve reunir se com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Jerson Domingos.

Vereadores buscam apoio da bancada federal por mais 100 casas em Paranaíba

Um Grupo de sete vereadores de Paranaiba visitou o Congresso Nacional em Brasília, mais uma vez, para pedir apoio para construção de mais 100 casas na cidade. Os vereadores Andrew Robalinho, Jair Fernandes, Paulo Bevilaqua Bodinho, Fernando Castro, Lucio Freitas e Gilson Santana e Andercleyne de Oliveira apresentaram o pedido aos deputados Geraldo Rezende (PSDB), Vander Loubet (PT) e ao senador Nelsinho Trad (PSD), no dia em que o governo federal anunciou nova etapa do programa Minha Casa Minha Vida, contemplando 60 casas em Paranaiba.

Mara Caseiro lembra prazo para regularização de título eleitoral até 08/5

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) está lembrando aos eleitores o fim do prazo em 08/5 para tirar o primeiro título, transferir local de votação, atualizar ou regularizar a situação eleitoral. Após essa data, os serviços ao eleitor ficarão indisponíveis. A regularização pode ser feita de forma on-line por meio do Título Net ou presencialmente, diretamente nos Cartórios Eleitorais. A parlamentar recomenda o eleitor a procurar o seu cartório eleitoral o quanto antes, a fim de evitar filas e aglomerações que geralmente acontecem no período próximo ao final do prazo.

Diretório municipal do PT apresenta pré-candidatos a vereador

O diretório municipal do PT em Paranaíba está preparando um evento no proximo dia 20/4 para apresentação da chapa de pré-candidatos às eleições de outubro. De acordo com o presidente da sigla em Paranaiba, Eduardo Borges, o partido tambem está avaliando como definir a estrategia para chapa majoritária, podendo lançar chapa própria ou apoiar outra coligação nas eleições de outubro. “Queremos participar ativamente do processo eleitoral”, ressaltou.

Eleição no Sindispar terá chapa única

A eleição para a diretoria e conselho fiscal do Sindicato dos Servidores Municipais de Paranaíba – Sindispar- triênio 2024-2027, marcada para o dia 28 de maio, contará com chapa única. Encabeçando a chapa “União e Resistência”, a professora Laurenice Coutinho, atualmente no exercício da presidência ao lado do agente de combate a endemias, Diogo Divino. O Sindispar vem sustentando com o Executivo municipal uma luta pela valorização e reconhecimentos de direitos e busca a equiparação com a Campanha salarial 2024.

Vereadores aprovam moção de aplausos a casal que formou cinco advogados

A Câmara Municipal de Paranaíba aprovou ontem, por iniciativa do vereador Robson Rezende, a moção de aplausos para o casal Izoldino Candido da Silva, 82 anos e Antônia Maria de Freitas, 71 anos, em reconhecimento e homenagem a extraordinária trajetória de vida do casal. “Seu Preto”, como é popularmente conhecido vivia na roça até1980, quando decidiu mudar para a cidade, quando fez a profecia “Todos os meus filhos serão advogados”. Ele tem orgulho de apresentar os cinco filhos (Claudemir, Claudevano, Claudivino, Antonio Candido e Claudenir), e a neta Izabel, que cursaram Direito na UEMS de Paranaiba.

Secretários voltam às atividades com novas nomeações

O Diário Oficial da Assomasul publicou nesta terça feira (16/4) os atos de posse de três secretários municipais, exonerados no dia 05 de abril. Tanandra Leal volta a ocupar a Secretaria de Educação; Adailda Lopes volta a responder pela secretaria de Administração e Jose Souto (Zé Carioca) assume novamente a secretaria de Agricultura e Pecuária. As outras secretarias que tiveram seus titulares exonerados —Cultura e Esporte estão sendo conduzidas respectivamente por Mercilene de Andrade e Douglas Robalinho.

Roberto Chamorro

Leia também: