Radar V – Cartório Eleitoral lotado nas últimas horas do prazo

(*) Coluna semanal às terças-feiras, produzida por Roberto Chamorro, editor do Blog do Bolsão com reprodução em sites regionais.

 

Câmara Municipal  dobra tempo de uso da palavra para líderes partidários

O Diário Oficial da Assomasul publicou resolução da Câmara Municipal que modifica o Regimento Interno e concede o dobro do tempo do uso da palavra para os líderes partidários. Acrescenta o parágrafo único ao Art. 76 “O Prefeito também indicará, dentre os Vereadores, um deles para atuar como líder do governo municipal. Outra alteração: “ Não serão reconhecidos como líderes para gozo das prerrogativas regimentais os representantes de grupos, alas ou facções. ”

Com o novo texto, promulgado pelo presidente Edmar Pires Jr Dollar, os líderes partidários ou do prefeito terão o dobro do prazo para uso da palavra. “ Para fazer comunicação em nome de seu partido ou do governo municipal, o líder poderá usar da palavra por 20 minutos, em qualquer fase das sessões.

Familia do prof. Osmar Higino recebe moção de pesar

A 14ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Paranaíba aprovou na noite de ontem (6) moções de pesar apresentados pelos vereadores. Todos os vereadores assinaram a moção de pesar pelo falecimento do professor Osmar Higino, falecido em 02/4, aos 58 anos. Sua contribuição para a qualidade do ensino e para a comunidade escolar foi inestimável, deixando um legado de excelência e inspiração para as futuras gerações”

A homenagem registra uma narrativa de paixão pela família pela celebração de 40 anos de casado com a esposa Vânia Aparecida: “ Nosso casamento daria uma novela: vencemos desafios, ultrapassamos obstáculos e superamos coisas impossíveis. Foi uma aventura gigante, a maior de nossas vidas. Construímos uma familia e nunca desistimos de procurar alegria e amor para todos. Tenho muito orgulho do nosso lar, do nosso matrimônio e em nós dois. Eu amo voce”, escreveu Higino.

 

Familiares de Leonardo Moreira de Paula recebem moção de pesar

Os vereadores aprovaram moção de pesar endereçada aos familiares de Leonardo Moreira de Paula, falecido aos 33 anos, no último dia 21 de março. A iniciativa do vereador Marcos Carenga reuniu familiares: o pai, Silvano Gomes de Paula, a mãe Adriana Augusta Moreira, a esposa Mariana Fernandes e os filhos Eduardo, Rafael e Monique.

Na homenagem foi relatada o gosto de Leonardo por montarias e o seu sonho de ser competidor em touros. Bem cedo montou em bezerros ao trabalhar cedo em fazendas e leilões. Como “Peão de Rodeio”, representou Paranaíba nos estados Paraná, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e nos principais rodeios de MS.

A morte de Leonardo causou comoção. Ele morreu na frente da própria mãe após ser atingido por um raio enquanto mexia no celular durante uma tempestade, em Água Clara (MS). De acordo com boletim de ocorrência, o aparelho estava conectado à tomada, quando ocorreu a descarga. (foto)

Vereadores aprovam moção para familia de Elói de Souza Paula

O vereador Andrew Robalinho apresentou a moção de pesar para a familia de Elói de Souza Paula falecido aos 68 anos no último dia 23 de abril. Em uma família de 10 irmãos, ele foi o terceiro na ordem de nascimento e o primeiro do sexo masculino. Criado na região da comunidade Figueira, foi membro de tres grandes famílias (Paula, Mariano e Souza) residentes no município e em cidades vizinhas. Deixou tres filhos casados.

O histórico de Elói é comparado por sua irmã mais velha Erenil. “Elói era o candeeiro do pai, expressão que corresponde a pessoa que, geralmente criança ou adolescente, seguia a frete dos bois de carro com uma vara de ferrão chamando os bois carreiros que seguiam na estrada. Foi responsável pela construção da Igreja N.S. Aparecida na comunidade da Figueira, destacando se ainda por organizar os campeonatos rurais de futebol da região.

Relatório de Fabiano pede arquivamento de processo contra Sargento Benites

A sessão ordinária da Câmara na noite de ontem foi marcada pela leitura do parecer preliminar da Comissão Processante que analisa pedido de afastamento do vereador Sargento Benites. O relatório apresentado pelo vereador Fabiano Agi com 81 páginas, com base em jurisprudência de tribunais para situações semelhantes, pede o arquivamento do processo, apontando vícios e denúncias sem provas.

Ele ressaltou que o parecer foi confeccionado de forma técnica, isenta e imparcial. Apontei o arquivamento porque a denúncia veio carente de provas. “ Não teve um exame de copo delito juntado, não teve o vídeo que circulou nas redes sociais e WhatsApp”. Não tinha como analisar fatos baseados em informações de uma das partes.

Alem da falta de provas, o processo tambem começou de forma intempestiva, pois foi lida depois da quarta sessão do protocolo da denúncia, depois de passado o prazo.  Outra questão levantada foi a questão administrativa ser divergente da questão penal. Existe jurisprudência que tem quer ser respeitada e analisada por conta de eventual e futuro prejuízo moral e financeiro para a Câmara.

Vereadores rejeitam relatório e prosseguem processo: 7 x 5 no plenário

O relatório de Fabiano Agi foi rejeitado por 7 x5 votos. Após a leitura do texto final do relatório e as discussões, a materia foi colocada em votação. Votaram pelo prosseguimento dos trabalhos da comissão processante, os vereadores Paulo Bevilaqua Bodinho, Jair Fernandes, Keyne de Oliveira, Ronan Leal, Fernando Castro, Lucio Freitas, Marcos Carenga

Os cinco votos pelo arquivamento foram dados pelos vereadores Fabiano Agi, Robson Rezende, Sargento Benites, Gilson Santana e Andrew Robalinho. O presidente da Mesa Diretora, vereador Edmar Pires Dolár somente votaria em caso de empate.

Andrew Robalinho vota pelo arquivamento do processo

O vereador Andrew Robalinho, líder do prefeito Maycol Queiroz surpreendeu o plenário ao anunciar o voto a favor do arquivamento do processo contra o vereador Benites. Robalinho, tribuno experiente, profundo conhecedor dos mecanismos jurídicos, em função de sua atuação anterior como defensor público, ressaltou que naquele momento estava votando, não como líder do prefeito, mas como parlamentar, de acordo com seu pensamento.

“ Como trata se de um processo de cassação de um parlamentar, é natural que eu tenha que ser rigoroso na leitura da legislação”. Nós temos uma legislação que traz um posicionamento jurídico da tramitação do processo de cassação de vereadores e prefeitos que é o decreto 201 de 1967.

Eu respeito a posição de cada um, mas vou votar pelo arquivamento pelo seguinte fato. Ele justificou seu voto pelo arquivamento, “ entendo que a denúncia tenha que trazer a prova, daquilo que o denunciante alega”.   “ É um processo que julga o mandato de um vereador, se ele incorreu ou não em uma transgressão político, administrativa, ética. O mandato é uma coisa forte outorgada pela população e a perda dele tem uma tramitação que precisa ser respeitada. Sse não há provas, o processo fica maculado”, argumentou o vereador.

Presidente da comissão processando, vereadora Keyne prevê conclusão do processo até 22 de junho.

A vereadora Andercleyne de Oliveira Keyne, presidente da Comissão Processante que examina a queixa apresentada contra o vereador Benites por agressão fisica, contra o ex-diretor do Demutran, Miguel prevê que os trabalhos deverão ser concluídos dentro do prazo até o dia 22 de junho.

Ela explica que os próximos passo, agora com o prosseguimento da ação, é a instrução do processo. “ Vamos designar, diligencias, audiências, ouvir testemunhas, o denunciado, o denunciante e o que a comissão achar necessário. “Houve reclamação que não houve provas ou testemunhas”, mas isso vem agora. O prazo para conclusão dos trabalhos da comissão processante presidida pela vereadora Andercleyne de Oliveira Kêyne e integrada pelos vereadores Fabiano Agi e Marcos Carenga vai até o dia 22 de junho.

Cartório Eleitoral lotado nas últimas horas do prazo

As últimas horas para o prazo de regularização do título eleitoral tem aumentado a procura no Cartório Eleitoral de Paranaíba. Na tarde de ontem, segunda-feira (06), formou se fila à frente do cartório de Paranaíba, que está funcionando desde o último dia 29, de 8h às 18h.

De acordo com a chefe do cartório da 13ª Zona Eleitoral, Luciene Cristina Silva Freitas, o movimento aumentou na segunda-feira, com o registro de novos eleitores, transferência de outras localidades e realização de biometria.

A estudante Stephanie acompanhada da mãe, ficou por mais de duas horas no aguardo de atendimento para tirar o titulo e votar pela primeira vez. Em relato ao Blog do Bolsão ela disse estar feliz poder fazer parte de um ato de cidadania. (foto )

Republicanos realizam intensivao com pré-candidatos a vereadores e prefeitos.

A direção estadual do partido Republicanos continua a fase de treinamentos “Campanha 10” para o fortalecimento partidário, através de encontros regionais conduzidos pelo deputado estadual Antonio Vaz. A região Leste realiza o encontro Republicano em Três Lagoas no dia 19 de maio, com participação de pré candidatos dos municípios da região. O presidente do diretório municipal dos Republicanos, José Carlos confirmou o evento e informou que recebeu a missão do presidente nacional, deputado Marcos Pereira para a mobilização que está sendo preparada para o proximo dia 18, pela Fundação Republicana Brasileira. É o Master Class, um dia inteiro de capacitação, com transmissão ao vivo, em um grande intensivão em todo o país, reunindo pré-candidatos a vereadores e prefeitos com foco estratégico nas eleições de outubro.

Notícias relacionadas

Fabinho, um negro que saiu da roça em MS, virou juíz e hoje atua no STF

Cassilandia: Prefeito eleito Rodrigo definiu seus dois últimos secretários

Participe da Construção do Plano Diretor de Inocência!