Home » RADAR VII – Câmara autoriza Poder Executivo a doar imóvel para construção do campus do IFMS

RADAR VII – Câmara autoriza Poder Executivo a doar imóvel para construção do campus do IFMS

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Radar VII:  (*) por Roberto Chamorro

Câmara autoriza Poder Executivo a doar imóvel para construção do campus do IFMS

A Câmara Municipal aprovou na noite de ontem, por unanimidade, em regime de urgência o projeto de lei 016 de 05/2024, de autoria do Poder Executivo que autoriza a doação de imóvel ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MS (IFMS).

A área de 50 mil m² para a construção da sede definitiva da instituição, fica localizado na Vila Santo Antônio, às margens da BR-158, onde está construído o Ginásio Municipal. O terreno possui acesso às redes de água, energia, internet e telefonia, além de uma quadra poliesportiva coberta de 600 m².

Curso Profissionalizante é o quarto item mais solicitado

O líder do prefeito, vereador Andrews Robalinho ao pedir o regime de urgência para votação, informou que as aulas começam online no proximo dia 07 de junho, no auditório da Fipar, com a presença da reitora Elaine Cassiano. As aulas serão realizadas inicialmente na sede da Fipar,   até que fiquem concluídas a preparação do 3º andar da Escola Aracilda Alves Correa.

“ A partir de agosto, a aula começa de forma presencial no 3º andar da Escola Estadual Aracilda Alves Correa, informou Robalinhi: “Vai beneficiar muito os nossos jovens. O curso profissionalizante, a nivel nacional é o quarto item mais solicitado pela população. Paranaiba se cacifa como cidade polo de desenvolvimento educacional. Resultado de um trabalho político que vira em benefício dos jovens de Paranaíba”, ressaltou o vereador.

Audiência Pública do IFMS em Paranaiba

A direção do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFMS) está ultimando a preparação da audiência pública que sera realizada em Paranaíba no dia 11 de junho. Na ocasião deverá ser apresentada o projeto executivo para construção da obra no município e discutido junto com a sociedade as prioridades para definição de cursos a serem ofertados. O evento será realizado no auditório da ACIP- Associação Empresarial de Paranaíba.

As audiências públicas são etapas de participação da sociedade, onde estudantes, servidores e representantes da sociedade civil organizada e da iniciativa privada podem participar.

 

Promotor de MS no Fonaref

O promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Ronaldo Vieira Francisco é mais novo integrante do Fórum Nacional de Recuperação Empresarial e Falências (Fonaref), instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A indicação consta em portaria assinada pelo presidente do CNJ, Luis Roberto Barroso, no último dia 13/5

O Fonaref foi instituído pelo CNJ em 2022, a fim de elaborar estudos e propor medidas para o aperfeiçoamento da gestão de processos de recuperação empresarial e falências.

O foco do colegiado é propor e fortalecer medidas para a preservação da função social das empresas em momentos de acentuada crise econômico-financeira, assim como de estímulo à atividade econômica, com vistas a manter a segurança jurídica, a saúde do ambiente de negócios no Brasil e a preservação dos interesses de credores, trabalhadores, sócios do negócio em reestruturação, fazendas públicas e sociedade.

Medalha do mérito legislativo para dr Ronaldo Vieira Francisco

A notícia da indicação do dr Ronaldo Vieira Francisco para instancia tão importante na recuperação de empresas, foi revelada pelo vereador Andrew Robalinho, quando da votação do decreto legislativo que concede Medalha do Mérito Legislativo ao promotor do Ministério Público de MS.

“Paranaíba possui um promotor de justiça de alta estirpe e conhecimento jurídico” disse Andrew. “É a primeira vez que um membro do MP de MS é indicado pelo Procurador Geral da República e nomeado pelo presidente do STF ao Fonafer. Alem de mestre e Dr. nosso promotor é autor de varios obras e monografias. É promotor eue enobrece o MP de MS l ”, ressaltou o vereador.

Congressistas de Direitos Humanos são visitantes ilustres

 

Os vereadores aprovaram requerimento de urgência solicitada pelo presidente da Casa, vereador Edmar Pires Jr –Dólar para decreto legislativo que concede título de visitantes ilustre da cidade aos palestrantes convidados ao VI Congresso Internacional de Direitos Humanos promovido pela Faculdades Integradas de Paranaíba- (Fipar). O evento começa na proxima segunda feira (03/6) e vai até o dia 07. A programação completa com a presença de nove palestrantes e cinco debatedores está disponivel no perfil @cidh_fipar. As inscrições encerram se na sexta feira (31?5).

Moção de Pesar para familia de Sandra Veloso da Silva

O vereador Lucio Antonio Freitas apresentou moção de pesar para a familia de Sandra Veloso da Silva falecida no último dia 03 de abril, aos 58 anos, vítima de infarto do miocárdio. Reconhecida como pessoa sempre disposta a servir o proximo, dona Sandra deixa uma trajetória de orgulho para seus entes queridos.

“Como profissional, destacou se como cozinheira e confeiteira, pelo capricho e atenção dispensada em suas atividades e como cidadã, deixou saudades por sua personalidade apaziguadora e consolador. A sociedade lamenta a perda de uma cidadã exemplar, na honestidade, no caráter e na honra”, assinala a moção aprovada por unanimidade.

Sabor do pescado: Uma história de sucesso

O vereador Gilson Santana revelou que encontrou um nicho de atuação ao homenagear pessoas com histórias de sucesso. Ele foi autor da proposição que confere moção de aplauso ao casal Anelisa Belmiro Vilela e Rogerio Marcondes Castanheira, pelo sucesso do empreendimento no restaurante Sabor do Pescado.

É uma história de superação e persistência, onde a força de vencer superou todos os obstáculos. Para conseguir o sonho de montar um restaurante, o casal precisou vender um Fiat Uno para levantar o dinheiro para construir a cozinha em um terreno onde tinham a casa.  Rogerio foi o servente da obra e fazia o impossível para a obra ficar pronta, em um lugar então de dificil acesso. Ninguem acreditava que naquele lugar, no final da rua, de frente para o brejo, poderia virar um restaurante.

Sem cartão de crédito e sem cheques, precisavam comprar nos carnês de prestação, mesmo sem comprovar rendas, pois estavam desempregados. Mas a freguesia foi chegando e com o aumento da clientela vieram novos investimentos. Desde 2010, quando foi aberto o restaurante abre seus portões de quarta-feira domingo, contando com equipe de 11 colaboradores.

Coveiros são alvo de moção de aplausos

 

Os quatro coveiros que atendem o Cemitério Municipal de Paranaiba receberam moção de aplauso na sessão de ontem, por iniciativa do vereador Paulo Bevilaqu Bodinho, em função dos bons serviços prestados à sociedade.

Odonil Martins de Oliveira, Emidio Bento da Silva, Sheila Flauzina e Manoel Ramos foram lembrados pelos vereadores pelo cumprimento de uma profissão que é considerada uma das mais antigas da humanidade. A única mulher a atuar como coveira no município, lembra que o princípio foi duro porque os sepultamentos foram de crianças e jovens.

De acordo com o vereador Bodinho, o objetivo maior de homenagear os coveiros é sensibilizar a sociedade para a importância dessa atividade. Os coveiros exercem um trabalho indispensável à sociedade, uma vez que são responsáveis pela preparação das covas e dos túmulos, exumação de cadáveres, quando necessário e pelo zelo, limpeza e manutenção do cemitério.

https://blogdobolsao.com.br/

Leia também: