Lestenewsms
Com a aproximação do prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, a Receita Federal intensificou as ações de orientação junto a profissionais da Contabilidade em Mato Grosso do Sul. Em Paranaíba, uma reunião foi realizada nesta segunda-feira (28) na Câmara Municipal para tratar do tema.
O delegado titular da Receita Federal, Zumilson Custódio, e o delegado-adjunto, Henry Tamashiro, explicaram aos contadores e representantes de entidades sociais a possibilidade legal de destinação de até 6% do imposto devido a fundos municipais de apoio à criança, ao adolescente e à pessoa idosa, sem custo adicional para o contribuinte.
Segundo Custódio, o município de Paranaíba tem potencial para arrecadar aproximadamente R$ 2 milhões por ano através desse mecanismo, mas atualmente apenas 5% desse valor é efetivamente destinado. Em 2024, apenas 154 das mais de 3 mil declarações entregues no município realizaram a destinação.
Durante o encontro, também foi apresentada a campanha “Leão Amigo”, promovida em parceria com a Câmara Municipal, que busca ampliar o número de destinações. A expectativa é que, com a atuação dos profissionais da área contábil, mais contribuintes sejam informados e incentivados a apoiar diretamente as entidades locais.
A presidenta da Câmara Municipal, Wanice Luciana de Oliveira, destacou que hoje o município arrecada cerca de R$ 100 mil para os fundos, mas reforçou que há margem para crescimento. Para a vereadora, os recursos destinados permanecem na cidade e contribuem diretamente para a manutenção de projetos sociais voltados a crianças, adolescentes e idosos.
Imagem: Divulgação