Reunião em Cassilândia reforça importância do Censo Rural para desenvolvimento econômico e repasses federais

Na tarde desta quarta-feira (16), foi realizada em Cassilândia mais uma reunião bimestral sobre o Censo Rural, conduzida pelas técnicas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Vitória Santana e Luana de Oliveira, ambas do município de Paranaíba.

O encontro contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edson Bobadilha, da diretora de Apoio ao Pequeno e Médio Agricultor, Cintia Cristina Nossa, e da gerente local da Agraer, Eliane Souza.

As reuniões têm como objetivo acompanhar e fortalecer a coleta de dados no meio rural, reunindo informações oriundas de entidades ligadas ao agronegócio local. O foco principal é identificar e mapear áreas de cultivo com, no mínimo, 1 hectare, a fim de garantir um retrato fiel da produção rural de Cassilândia.

Durante o encontro, as representantes do IBGE destacaram a relevância do levantamento para a formulação de políticas públicas e geração de indicadores econômicos, como o Produto Interno Bruto (PIB) municipal. Ressaltaram ainda que os dados colhidos são fundamentais para o cálculo dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma das principais fontes de recursos para cidades como Cassilândia.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria do Agronegócio e a Agraer reafirmaram o compromisso conjunto de mobilizar os produtores rurais e garantir o alcance do Censo em todas as propriedades do município. A união entre órgãos públicos, produtores e entidades representativas é essencial para que os resultados reflitam com precisão a realidade do campo e o potencial econômico da região.

Assecom

Notícias relacionadas

Novas tecnologias são apostas de gigante da celulose para mitigar impactos em MS

VEREADORES QUEREM ATRAIR MAIS INDÚSTRIAS E EMPREGOS PARA CG

Chuva e tempo instável predominam em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira