Home » Riedel encaminha para Assembleia projeto que aumenta idade para indicação ao TCE

Riedel encaminha para Assembleia projeto que aumenta idade para indicação ao TCE

por Nathally Martins da Silva Bulhões
Camara Taboado

O governador Eduardo Riedel (PSDB) encaminhou para Assembleia Legislativa um projeto de lei que altera a data máxima para indicação de membros de tribunais. O Projeto de Emenda Constitucional 3/2023, altera a redação do parágrafo 2º do art. 80 da Constituição Estadual de Mato Grosso do Sul.

Segundo o governo, o objetivo é adequar a redação do parágrafo 2º do artigo 80, da Constituição Estadual de Mato Grosso do Sul à nova previsão contida no inciso I do parágrafo 1º do artigo 73 da Constituição Federal, que, por meio da Emenda Constitucional 122, de 17 de maio de 2022, elevou para menos de 70 anos a idade máxima para a escolha e nomeação de membros de tribunais, observando o princípio de simetria.

“Portanto, alterando-se o 2º do art. 80 da Constituição Estadual, a idade para a escolha dos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, que atualmente é de mais de 35 (trinta e cinco) e menos de 60 (sessenta) anos de idade, passará a ser de mais de 35 (trinta e cinco) e menos de 70 (setenta) anos de idade, harmonizando-se com a previsão da Carta Magna”, diz o texto.

Hoje, a idade máxima para indicação ao Tribunal de Contas em Mato Grosso do Sul é de 65 anos, o que exclui, por exemplo, o deputado Paulo Corrêa, que tem 66 anos e chegou a ser cotado para a vaga.

Na manhã desta terça-feira, o governador foi indagado sobre a mudança, mas negou que o objetivo seja indicação imediata. Ele ressaltou que não há vagas e disse que apenas está se adequando à legislação nacional. Seguindo o curso normal, em 2025, com aposentadoria de Jerson Domingos.

Foto: Divulgação/TCE

Leia também: