Home » Secretaria de Fazenda realiza audiência pública para apresentar Relatório de Gestão Fiscal de 2023

Secretaria de Fazenda realiza audiência pública para apresentar Relatório de Gestão Fiscal de 2023

por Nathally Martins da Silva Bulhões
A Secretaria de Fazenda do município de Aparecida do Taboado realizou uma audiência pública nesta sexta-feira (9) para apresentar o Relatório de Gestão Fiscal referente ao exercício financeiro de 2023.

A realização da audiência pública é um requisito legal estabelecido no Art. 9º, Inciso 4º, da Lei Complementar 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal. Esta legislação tem como objetivo estabelecer diretrizes para a responsabilidade na gestão fiscal, garantindo a realização das metas fiscais e a transparência nos gastos públicos, fundamentos da “gestão fiscal responsável”.

Segundo dados apresentados pelo Secretário de Fazenda e Planejamento, Juner Cézar, o Município conseguiu otimizar seus gastos sem comprometer índices obrigatórios e investimentos.

Ao levar em consideração a Receita Corrente Líquida Total – um fator determinante nos cálculos e índices de pessoal, saúde e educação, foram arrecadados mais de 13 milhões mensais na receita corrente líquida. Além de manter os gastos com pessoal dentro dos limites legais permitidos, resultando em uma aplicação de 42,50% do total, a menor do que o limite máximo que é de 54%, e o limite prudencial 51,30%.

Quanto à saúde, onde o município é obrigado a investir no mínimo 15% da sua Receita Corrente Líquida, a Administração Municipal destinou 24,92% do total da receita. Já na educação, onde o mínimo exigido é de 25%, foram aplicados 26,56% da receita.

Para concluir a audiência, o secretário detalhou os gastos previstos por unidade orçamentária, ou seja, por secretarias/fundos. Em resumo, a análise do resultado fiscal relativo ao exercício financeiro de 2023 demonstrou claramente o cumprimento das metas e princípios de Gestão Fiscal Responsável, conforme estabelecido na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e na Lei de Responsabilidade Fiscal. Como resultado, o equilíbrio fiscal do Município de Aparecida do Taboado foi mantido, conforme assegurado por Juner Cézar.

Presenciaram a audiência os vereadores Jucleber Bim, Gustavo Neira e Gilberto Carrapicho, servidores da pasta da Fazenda e da Câmara Municipal.

Fonte:Fotos Pablo Portolani – DICOM
Autor:Diretoria de Comunicação

Leia também: