Secretário de Desenvolvimento Econômico e empreendedores participam do encerramento de mais uma etapa do Programa Cidade Empreendedora

Dos 36 municípios de Mato Grosso do Sul, que em comum, foram acompanhados nos últimos anos pelo Sebrae/MS via programa Cidade Empreendedora, entre eles está  Aparecida do Taboado, que hoje conta com novas empresas, conexão de pequenos empreendedores com grandes empreendimentos, melhorias na gestão pública que fortalecem o ambiente de negócios e oportunidades de geração de renda para a população.

Esse legado foi celebrado na segunda-feira (3), com uma cerimônia no Gran Murano Buffet em Campo Grande, que marcou o encerramento do programa nas cidades e homenageou os prefeitos com a entrega de uma placa em reconhecimento ao trabalho realizado. Na data, representando o prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan de Paula Dias, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Fátimo Dias, recebeu o reconhecimento ao empenho da prefeitura para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo.

“Nós tínhamos muitas dúvidas em relação às ações da Prefeitura e, a partir do momento, que aderimos ao programa Cidade Empreendedora elas foram resolvidas. Essa parceria foi muito positiva e produtiva, esse apoio aos empreendedores locais trouxe desenvolvimento a diversos segmentos da nossa economia, como comércio, indústria, turismo e agronegócio. Além de nos dar um norte para realizar ações realmente necessárias para o crescimento de Aparecida do Taboado”, destacou o secretário Fátimo Dias.

A partir do programa Cidade Empreendedora, foram realizadas diversas ações em Aparecida do Taboado focadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” com o foco em alavancar a economia através da transformação do desemprego em empreendedorismo. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.

Na cerimônia do encerramento do programa nas cidades, o governador Eduardo Riedel, esteve presente e destacou a importância do programa para o desenvolvimento sustentável do Estado, já que as cidades que concluem o Cidade Empreendedora em 2024 correspondem a 45% dos municípios de Mato Grosso do Sul.

Dos municípios que concluem o Cidade Empreendedora em 2024, 18 encerram o ciclo regular do programa, sendo que 11 deles começaram a ser acompanhados pelo Sebrae em 2022: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.

As demais cidades ingressaram em 2023 e são: Aparecida do Taboado, Brasilândia, Deodápolis, Ladário, Miranda, Paranaíba e São Gabriel do Oeste. Já os outros 18 municípios concluem o ciclo Expansão – uma segunda fase de acompanhamento oferecida pelo Sebrae desde 2023, após a finalização do ciclo regular, com ações voltadas para dinamizar a economia e promover a competitividade.

Confira as principais ações desenvolvidas pelo Cidade Empreendedora em Aparecida do Taboado:

Fomento ao empreendedorismo: O programa Cidade Empreendedora atua no município melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte ao pequeno empresário, com capacitações e orientações sobre empreendedorismo. Neste sentido, foram realizados cerca de 2.800 mil atendimentos no município, deste número, foram alcançadas mais de 680 empresas distintas em Aparecida do Taboado.
   

Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios. O número de formalização de Microempreendedores Individuais, por exemplo, aumentou 16% durante a execução do programa, de abril de 2023 a abril de 2024. Atualmente, no município são 1.280 MEIs ativos. Além disso, houve a abertura de 430 novas empresas em Aparecida do Taboado durante a execução do Cidade Empreendedora, um aumento de 7% se comparado ao mesmo período anterior.

Apoio ao comércio local: Com o Cidade Empreendedora, foi oferecido ao município a implementação de uma nova identidade visual na Sala do Empreendedor. O espaço fica na Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, nº2063, e é um ponto de apoio a quem deseja empreender ou já possui uma empresa no município com orientações e o oferecimento de qualificações. Para o funcionamento do local, o Sebrae/MS disponibilizou um kit composto por notebooks e camisetas.

O Sebrae também promoveu capacitações para levar conhecimento aos empreendedores locais e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, em abril de 2024, com a participação de 200 pessoas. O evento também trouxe feira com empreendedores locais, sessão de negócios e palestras gratuitas.

Para trazer mais competitividade aos pequenos negócios locais e conectar os empreendedores às grandes empresas instaladas no município, o Sebrae/MS desenvolve em Aparecida do Taboado, um trabalho na área de conexões corporativas. Por meio dessa ação, foi firmada uma parceria técnica com as empresas âncoras Dânica, Alphamotion, Plastrela, NTC Company e Eucapinus para a realização de ações em conjunto para fomentar o encadeamento produtivo na região, qualificando os empreendedores com potencial para tornarem-se fornecedores dos empreendimentos. O intuito é viabilizar o fortalecimento da cadeia produtiva, trazendo maior lucratividade para as empresas locais.

Outra iniciativa desenvolvida para trazer mais renda aos empreendedores de Aparecida do Taboado teve o foco na sensibilização ao associativismo voltado à economia criativa. Um grupo de artesãos foi acompanhado para compreender os benefícios de trabalharem em conjunto para trazer mais visibilidade ao negócio e melhoria da gestão financeira.

Melhoria da gestão pública e compras governamentais: Mais do que dar apoio ao comércio local, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores municipais para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu positivamente no serviço público oferecido à população.

Como parte desse trabalho, foi executado um plano de desburocratização voltado a facilitar a abertura de empresas no município. Uma das ações implementadas foi a adesão à RedeSim – ferramenta eletrônica que possibilita ao empresário fazer o procedimento de forma on-line, sem a necessidade de apresentar documentos impressos, pois a plataforma concentra em um só lugar dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na junta comercial de Mato Grosso do Sul.

Além disso, o município passou a dispensar as empresas classificadas como atividades de baixo risco de atos públicos de liberação, como alvarás de localização e funcionamento, licenças sanitárias e ambientais, o que facilitou o processo e trouxe mais dinamismo. As mudanças possibilitaram a redução de 72% no tempo médio de abertura de empresas, atualmente, o procedimento é feito em 10h.

Na área de Compras Públicas, a equipe da administração municipal também recebeu consultoria especializada para tornar o processo mais célere e eficiente e conhecer as estratégias que podem ser aplicadas para beneficiar os pequenos negócios locais nos editais de licitações – um tratamento diferenciado previsto pela lei 123/2006.
  

Também foi feito um trabalho no âmbito das compras públicas rurais, para auxiliar o município a adquirir mais itens dos produtores da agricultura familiar via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nesse contexto de incentivar o município a comprar dos pequenos produtores, em 2024, Aparecida do Taboado participou do SuperChef Merendeiras – uma competição entre as profissionais que elege as melhores receitas elaboradas com o uso de alimentos da agricultura familiar. No município, a vencedora foi Keila Querina de Jesus, com a receita de “Arroz nutritivo com filé de tilápia em molho salada primavera”. Ela disputou a etapa estadual, representando Aparecida do Taboado.

Fonte:Fotos DICOM
Autor:Diretoria de Comunicação

Notícias relacionadas

TRE-MS disponibiliza “Cartilha de Crimes Eleitorais 2024”

UEMS oferece 86 vagas em Paranaíba

Bebida Alcoólica proibida: Paranaíba terá lei seca para a eleição no domingo