Home » Seis razões para escolher sistemas de acionamento direto ABB para sua fábrica de papel e celulose

Seis razões para escolher sistemas de acionamento direto ABB para sua fábrica de papel e celulose

Se você busca a mais alta disponibilidade com os menores custos operacionais possíveis, a tecnologia exclusiva de acionamento direto da ABB é confiável desde o início

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Os drives são parte integrante das operações de celulose e papel e precisam funcionar de forma confiável todos os dias, de acordo com as demandas precisas do processo. Se você busca a mais alta disponibilidade com os menores custos operacionais possíveis, a tecnologia exclusiva de acionamento direto da ABB – acionamento conectado – é confiável desde o início, reduz o consumo de eletricidade, atinge potências muito altas em baixa tensão e muito mais.

Por exemplo, como os motores de acionamento direto são síncronos, não há escorregamento nominal do motor, o que melhora a precisão do controle. O motor também oferece uma faixa de velocidade mais baixa (200-600 rpm), mas um torque mais alto nessas velocidades baixas, ajudando a melhorar o controle. Além disso, a ausência de uma caixa de velocidades e de outros componentes de acionamento mecânico reduz drasticamente os requisitos de espaço e manutenção, levando a operações mais eficientes.

Um acionamento elétrico direto moderno usa um motor de ímã permanente acoplado diretamente a uma máquina de papel. Sem a necessidade de caixas de engrenagens encontradas em motores de indução padrão, os acionamentos diretos oferecem múltiplas vantagens. Aqui estão seis razões pelas quais os fabricantes de celulose e papel devem considerar o uso de acionamentos diretos para otimizar suas operações:

  1. MELHORAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Acoplar o acionamento diretamente à máquina de papel com tecnologia de ímã permanente (ou seja, acionamento direto) tem um impacto positivo na redução do consumo de energia. É importante ressaltar que as altas perdas de energia normalmente associadas às caixas de engrenagens são eliminadas. Além disso, a tecnologia de ímã permanente significa que nenhuma corrente do estator é necessária para magnetizar o rotor, portanto é uma solução eletricamente mais eficiente, resultando em redução do consumo de eletricidade.

Levando em consideração a melhoria da eficiência elétrica e a eliminação de algumas mecânicas de acionamento, os sistemas de acionamento direto oferecem economias de eficiência de até cinco por cento em relação aos motores de indução padrão, o que em 20 a 30 anos é substancial.

Os sistemas de acionamento direto da ABB oferecem economia de eficiência de até 5% em relação aos motores de indução padrão

  1. MELHORE O GERENCIAMENTO DE ENERGIA

Os motores de acionamento direto podem atingir potências muito altas em baixa tensão. Isto é bem demonstrado com o Controle Direto de Torque (DTC) patenteado pela ABB, que permite a produção de alto torque em baixas velocidades. Além disso, não são necessários codificadores de pulso para operar os sistemas ABB Direct Drive e os motores síncronos oferecem controle preciso de velocidade no inversor para melhor operação da máquina em baixas velocidades.

As soluções Direct Drive da ABB se diferenciam de outros fabricantes de motores de ímã permanente em termos de eficiência e faixa de potência que foram projetadas para suportar. As soluções da ABB chegam a 3.000 HP, enquanto outras gerenciam apenas algumas centenas em aplicações de papel.

Fonte: ABB
  1. MELHORE A CONFIABILIDADE

As caixas de câmbio não são conhecidas por sua confiabilidade nos últimos 20 anos. E para conseguir isso, eles exigem lubrificação regular e manutenção mecânica, enquanto os motores de acionamento direto – ao eliminar as caixas de engrenagens – podem esperar uma vida útil dos rolamentos bastante prolongada (as soluções de rolamentos ABB normalmente duram até 200.000 horas ou 23 anos). Ao fornecer um sistema confiável desde o início, os usuários podem ter certeza de que ele permanecerá confiável por duas décadas ou mais no futuro.

Os motores CA de ímã permanente têm alto desempenho e flexibilidade comprovados em 200–600 rpm e são confiáveis devido ao menor número de peças móveis. Velocidades de rotação mais baixas do motor ajudam a aumentar a produção, pois permitem que seções essenciais do processo sejam executadas mais lentamente e com mais precisão. Além disso, os codificadores de pulso aumentam a complexidade e oferecem mais oportunidades de falha, enquanto as soluções DTC patenteadas da ABB eliminam a necessidade de codificadores de pulso, o que melhora a confiabilidade.

 

  1. PERMITA OPERAÇÕES MAIS SEGURAS

Os acionamentos diretos fornecem tecnologia com maior eficiência, eliminando caixas de engrenagens. Isso significa menos componentes e configurações mais simples, instalação mais fácil e uso mais eficiente do espaço da fábrica. Mais importante ainda, elimina as preocupações de segurança de manutenção associadas às caixas de velocidades.

  1. REDUZA CUSTOS DE ENGENHARIA

A eliminação de uma caixa de engrenagens e a remoção das engrenagens mecânicas e dos codificadores de pulso reduzem tanto o espaço ocupado na parte traseira da máquina quanto as horas de engenharia necessárias para instalar e comissionar o inversor.

Para a ABB, o foco também está na criação de dimensionamento e configuração ideais, observando a eficiência de todos os componentes trabalhando juntos como um todo. Isto garante a adequação adequada dos acionamentos e motores às demandas do processo e também proporciona redução de custos a longo prazo através da engenharia de um sistema energeticamente eficiente que ajuda a minimizar as perdas de energia.

Fonte: ABB
  1. REDUZA A ÁREA OCUPADA E OS REQUISITOS DE MANUTENÇÃO

Um sistema modular de acionamento direto significa que os acionamentos são extremamente compactos, mas todas as peças são facilmente acessíveis e a contagem de peças é mínima.

Isto não só reduz a interrupção da produção para manutenção planeada e não planeada, mas também diminui os inventários de peças sobressalentes.

Seu Direct Drive exclusivo e patenteado posicionou a ABB como fornecedor líder de drives conectados, com mais de 2.500 sistemas de acionamento ABB em fábricas em todo o mundo.

O QUE VEM POR AÍ PARA IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO

Olhando para o futuro da tecnologia de motores de acionamento direto e de ímã permanente, a ABB está buscando desenvolver soluções ainda mais compactas na forma de motores de fluxo axial, uma variante da tecnologia de motor de ímã permanente que encontrou força em aplicações fora da indústria de papel, incluindo em elevadores.

Por enquanto, a tecnologia de acionamento direto continua sendo uma oportunidade extremamente benéfica para os fabricantes de celulose e papel obterem maior produtividade e economia de energia.

Também houve avanços para drives em geral do lado digital, mais recentemente com o lançamento do Winder Performance Optimization, uma oferta do ABB Ability™. A solução digital permite que toda a capacidade dos motores, acionamentos e alimentação seja utilizada, em um curto espaço de tempo, para maximizar a capacidade da bobinadeira.

Entre em contato com a equipe ABB para conhecer a melhor solução para a sua necessidade.

 

Portal Celulose

Leia também: