Home » Selecionados do Programa Mais Motoristas, ou “Voucher Transportador”, assinam termo de adesão em Ribas

Selecionados do Programa Mais Motoristas, ou “Voucher Transportador”, assinam termo de adesão em Ribas

Os 50 motoristas selecionados para mudar de categoria de CNH de “C” para “D” e de “D” para “E” já vão iniciar o curso promovido pelo Sistema SEST-Senat

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Os 50 motoristas que foram selecionados pelo Sistema Sest-Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) para o Programa “Mais Motoristas”, em Ribas do Rio Pardo, assinaram o termo de adesão na manhã desta quarta-feira (13). Agora, todos eles vão iniciar os treinamentos, cuja conclusão terá como consequência a mudança de categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e serem absorvidos no mercado de trabalho.

Em Mato Grosso do Sul, o Programa recebeu o apoio do Governo do Estado e também é chamado de Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de Ônibus – mais conhecido como Voucher Transportador. Quem foi selecionado e tem CNH tipo “C”, passará para “D” quem tem o tipo “D”, vai passar para “E”. O Diretor do Sistema Sest-Senat, Herivelto Moisés, destacou que em Ribas do Rio Pardo o número de inscrições chegou a 316. “Foi um páreo duríssimo até chegarmos aos 50 escolhidos”, complementou.

Antes de assinarem o termo de adesão ao Programa “Mais Motoristas”, que no Estado se chama “Voucher Transportador”, o Prefeito João Alfredo Danieze esteve com os selecionados e adiantou que se houver empenho, todos eles sairão com empregos garantidos. “Hoje, em Ribas do Rio Pardo, só não trabalha quem não quer. Temos parcerias de qualificação e capacitação com todo o Sistema S, abrangendo também o Senai, o Senac e o Sebrae. São muitas oportunidades”, avaliou João Alfredo Danieze.

O otimismo do Prefeito se dá devido ao anúncio da empresa JSL em se instalar em Ribas do Rio Pardo. João Alfredo informou, aos futuros motoristas, que a empresa Júlio Simões Logística vai contratar 900 motoristas e que fará o transporte da Suzano no modal do rodoviário. Em todo o País, a JSL possui uma frota que totaliza 100 mil caminhões. Em Mato Grosso do Sul, o Programa “Voucher Transportador” é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

O” Voucher Transportador” tem como objetivo garantir qualificação e acesso ao emprego e suprir a carência de mão de obra na área de logística. Este ano, o Governador Eduardo Riedel sancionou a Lei nº 6.055, que instituiu o Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de Ônibus – Voucher Transportador. Na prática, o Governo de Mato Grosso do Sul vai pagar todos os custos – hoje orçados em R$ 6 mil – para a qualificação de motoristas que vão trabalhar com transporte de cargas e de passageiros.

A iniciativa beneficiará – em todo o Estado – mil motoristas com qualificação e custeio da habilitação “D”, que permite conduzir ônibus, micro-ônibus e vans, e “E”, que autoriza conduzir todos os automóveis incluídos nos tipos de CNH “B”, “C” e “D” e veículos com unidades acopladas que excedam 6 mil quilos, como carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados. Em Ribas do Rio Pardo, a Prefeitura participa com o local de treinamento, que será nos contêineres do Senai localizados atrás da Biblioteca Sesi e também pelo transporte dos selecionados até Campo Grande para as aulas em um simulador de carreta.

Hoje, de acordo com os dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog-MS), 70% das empresas do Estado estão com deficiência desses profissionais. O Prefeito João Alfredo ressaltou que existe também essa demanda em Ribas do Rio Pardo e que o Governador – por meio do “Voucher Transportador” – vai contribuir com a diminuição desta carência notória nesta área profissional. “O Voucher Transportador é bom para a economia e tem o lado humanitário, porque pessoas capacitadas contribuem para a segurança nas estradas”, disse João Alfredo. Pelo Sistema Sest-Senat, além do Diretor Herivelto Moisés, a assinatura do termo de adesão contou com a a participação da Técnica de Formação Profissional Márcia Raquel Oliveira.

 

Por: Elias Luz

noticiasdocerrado.com.br

Leia também: