Home » Semadesc convoca entidades para indicar novos membros do Comitê da Reserva da Biosfera do Pantanal

Semadesc convoca entidades para indicar novos membros do Comitê da Reserva da Biosfera do Pantanal

por Nathally Martins da Silva Bulhões

A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) publicou no dia 4 de janeiro, no Diário Oficial do Estado, o Edital de Chamamento Público 17/2023 convocando as entidades do setor econômico e da sociedade civil para indicarem representantes que comporão o Comitê da Reserva da Biosfera do Pantanal (RBPan) de Mato Grosso do Sul para o biênio 2024-2026. A documentação comprovando vínculo dos nomes indicados com as entidades deve ser enviada através do e-mail guc@imasul.ms.gov.br até 21 dias após a publicação do Edital.

Falcette: Comitê para gerir políticas públicas

Pelo setor econômico, integrarão o Comitê dois representantes de proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural; um representante do Setor de Economia Sustentável; um representante do Setor Patronal de Turismo; um representante do Setor de Trabalhadores de Turismo e um representante do Sindicato de Trabalhadores Rurais.

Pela sociedade civil, participarão do colegiado três representantes de instituições de ensino e de pesquisa com comprovada atuação na área da RBPan; três representantes das organizações não-governamentais, com atuação socioambiental e comprovada atuação na área da RBPan; dois representantes de comunidades tradicionais na área da RBPan, sendo preferencialmente de associação de moradores ou colônia de pescadores e um representante de povos indígenas na área da RBPan.

O secretário executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette, disse que o Comitê é um dos principais espaços que serão utilizados para se ouvir a sociedade de maneira ampla na construção de políticas previstas na nova Lei do Pantanal, sancionada em dezembro do ano passado e que passa a vigorar a partir de fevereiro. “A convocação das entidades para a composição do comitê não é um ato para se cumprir um rito administrativo. Nosso Estado passa por um momento muito importante de construção de políticas públicas para o Bioma do Pantanal após a aprovação da nova lei, entre elas os programas de pagamentos por serviços ambientais e as adequações necessárias à política estadual de manejo integrado do fogo”, completou Falcette.

Reserva da Biosfera

O Comitê da Reserva da Biosfera do Pantanal foi instituído oficialmente pelo Governo do Estado no dia 9 de março de 2017 e é uma ação concreta do Poder Público estadual para manter o título internacional de Reserva da Biosfera (RB) designado pela Unesco ao Pantanal. O status foi garantido no início daquele ano, em Paris, sendo um instrumento de conservação que favorece a descoberta de soluções para problemas que afetam o bioma, a poluição atmosférica e o efeito estufa e foi possível graças ao esforço das equipes técnicas do Governo do Estado, por meio do Imasul e da Semadesc.

Ao Comitê compete coordenar a implantação da Reserva da Biosfera do Pantanal (RBPan), em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal, da Comissão Brasileira para o Programa “O Homem e a Biosfera” (COMBRAMaB) e da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera. Também promover a integração dos municípios, comunidades locais, organizações não governamentais, centros de pesquisa e segmentos da iniciativa privada nas ações de implementação da Reserva da Biosfera do Pantanal (RBPan);

Compete ainda propor diretrizes de políticas governamentais para a conservação da biodiversidade; elaborar e propor o Plano de Ação Estadual da RBPan, definindo prioridades, metodologias, cronogramas, parcerias e áreas de atuação. O Comitê também deverá priorizar o desenvolvimento sustentável nas áreas de domínio do Pantanal e em seus ecossistemas associados; manifestar-se nos programas, projetos e nos empreendimentos previstos na área correspondente à RBPan no Estado; apreciar, em conjunto com os Estados circunvizinhos, questões relativas à RBPan em áreas limítrofes; realizar avaliações periódicas da situação da RBPan e do seu Plano de Ação, propondo ações e medidas para melhorar a sua implementação.

Publicado por: João Prestes

Leia também: