A agricultura apareceu como um dos setores mais comuns onde se encontram essas oportunidades, que, basicamente, oferecem vagas em duas áreas (algumas empresas vão exigir que um mesmo piloto cumpra ambas as funções):
– na pilotagem e configuração de drones pulverizadores, que aplicam agrotóxicos, defensivos biológicos, sementes e adubos nas plantações;
– na condução de drones que mapeiam as lavouras para que, dessa forma, a fazenda consiga planejar a colheita, prever rendimento e perdas, além de detectar pragas e doenças.
Mas é preciso estudar…
– Na área de pulverização, o piloto precisa, obrigatoriamente, ser aprovado no Curso de Aplicação Aero agrícola Remota (CAAR), onde ele vai aprender a configurar drones e a manusear agrotóxicos (saiba tudo mais abaixo);
– Já os profissionais de mapeamento costumam ter graduação em Agronomia, Geologia, Engenharia Civil e Florestal.
Oportunidades em Mato Grosso do Sul
Os cursos são oferecidos pelos sindicatos rurais dos municípios, em pareceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar-MS). Inclusive, vagas estão disponíveis para início nesta semana em Terenos, Figueirão e Douradina.
Na capital, o curso é oferecido pelo Sindicato Rural de Campo Grande. As vagas para fevereiro já foram preenchidas, mas a lista de espera para as turmas de março está disponível, clique aqui.
Veja abaixo todas as cidades com oportunidades e as datas dos cursos:
Como fazer a inscrição?
Para participar, basta ir ao Sindicato Rural da cidade interessada e ter 18 anos ou mais. Em caso de dúvidas, o Senar-MS coloca um número à disposição: (67) 3320-9700.
Fonte: G1/MS