A Suzano, maior produtora global de celulose de eucalipto, anunciou a aquisição de 14 hexatrens Volvo FMX 6×6, cada um com capacidade para transportar 250 toneladas. Esses veículos, considerados os maiores do setor florestal, já estão em operação, transportando toras de eucalipto em estradas internas de fazendas, otimizando a logística da empresa.
Os novos hexatrens representam um avanço em produtividade, com um aumento de 25% na capacidade máxima de carga em comparação com a versão anterior de 200 toneladas. Essas composições off-road, com seis reboques e 60 metros de comprimento, são as maiores em operação no Brasil.
A Suzano utiliza esses veículos para abastecer sua nova fábrica em Ribas do Rio Pardo (MS), que iniciou operações recentemente como parte do Projeto Cerrado. Esse projeto, com investimento de R$ 22,2 bilhões, incorpora práticas sustentáveis, como o uso eficiente de bioenergia.
Com a nova aquisição, a Suzano agora possui 47 hexatrens Volvo FMX 6×6 em operação. Os novos modelos foram reforçados nos eixos e longarinas duplas, além de receberem um eixo com tração dianteira, permitindo maior carga vertical e tração, evitando paradas por patinação. “Os aprimoramentos permitiram ao conjunto suportar maior carga vertical e maior capacidade de tração, assim como evitar paradas indesejadas por conta de patinação. O projeto é mais um importante passo na parceria da Volvo com a Suzano, que precisa de soluções customizadas para ampliar a produtividade, mas por meio de iniciativas que não impactem o meio ambiente”, afirmou Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo.
A escolha da Volvo para o projeto em Ribas do Rio Pardo (MS) se deve ao seu reconhecimento no mercado e à disposição para desenvolver veículos com CMT de até 250 toneladas. “A parceria entre Suzano e Volvo vem de longa data. No projeto de Ribas do Rio Pardo, optamos pela Volvo como fornecedora devido ao seu reconhecimento no mercado e à disposição para atender nossas necessidades de desenvolver um veículo com CMT de até 250 toneladas. O desempenho do caminhão tem sido consistente com o escopo proposto, trazendo um custo-benefício dentro do esperado”, destacou Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.
IMPACTO NA LOGÍSTICA E SUSTENTABILIDADE
Os hexatrens são utilizados pela Suzano desde 2019, inicialmente na Unidade Três Lagoas (MS), trafegando exclusivamente dentro das fazendas de eucalipto, reduzindo o tráfego nas rodovias. Na Unidade Ribas do Rio Pardo, a empresa planeja alcançar cerca de 50% da logística florestal com hexatrens, resultando em menor consumo de combustível e emissões de CO₂/m³.
A Volvo FMX tem ampliado sua presença no segmento vocacional, sendo também utilizada em operações canavieiras e de mineração. “Além da aplicação florestal, o veículo amplia sua participação em operações canavieiras e de mineração, principalmente por sua robustez, alta disponibilidade mecânica e eficiente consumo de combustível”, finalizou Gelson Philippsen, engenheiro de vendas da Volvo.