Home » Suzano é reconhecida como Fabricante do Ano no edie Net-Zero Awards

Suzano é reconhecida como Fabricante do Ano no edie Net-Zero Awards

A companhia foi reconhecida por sua fabricação de celulose sustentável, com uma intensidade de carbono por tonelada de produção de um terço da média do setor

por Nathally Martins da Silva Bulhões

A Suzano foi eleita a “Fabricante do Ano” na primeira premiação anual do edie Net-Zero Awards. A edie é uma marca global de mídia com foco em temas como sustentabilidade, energia e meio ambiente, e o prêmio busca reconhecer e premiar indivíduos e organizações que estão liderando a transição para uma economia com carbono zero líquido.

A companhia brasileira foi reconhecida por sua fabricação de celulose sustentável, com uma intensidade de carbono por tonelada de produção de um terço da média do setor, de acordo com a Transition Pathway Initiative.

O Projeto Cerrado, construção da nova fábrica da empresa no município de Ribas do Rio Pardo (MS), é um dos maiores investimentos do setor privado brasileiro e um exemplo da produção sustentável da Suzano. Em 2024, a unidade se tornará a maior fábrica de celulose de linha única do mundo, e irá operar regularmente apenas com combustíveis não fósseis por meio de gaseificação avançada de biomassa.

Essa iniciativa demonstra o comprometimento de longa data da companhia com a inovação sustentável, exportando 180MW de energia limpa excedente para a rede brasileira e, ao mesmo tempo, minimizando o impacto ao meio ambiente.

Além disso, os 16.000 km2 de fazendas de eucaliptos manejados de forma sustentável pela companhia fornecem uma fonte de matéria-prima sem desmatamento para sua produção de celulose. Isso não só atende à demanda global por biomateriais renováveis, como também contribui com os Compromissos para Renovar a Vida da Suzano, metas de longo prazo estabelecidas pela companhia que incluem o objetivo de remover 40 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera até 2025.

Diante disso, os juízes escolheram os vencedores que estão inovando, colaborando e inspirando outros na cadeia de valor a acelerar a transição para o zero líquido.  Além da Suzano, a premiação homenageou 15 ganhadores, entre eles a Agência Ambiental do Governo do Reino Unido e a Fórmula E, de automobilismo.

Portal Celulose

Leia também: