Suzano forma 1ª turma 100% feminina de ajudantes florestais em Três Lagoas

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, formou, no mês passado, a primeira turma de Ajudante Florestal 100% feminina em Três Lagoas (MS). As 18 novas ajudantes florestais receberam o certificado de conclusão do curso por meio do Programa Cultivar da empresa, que visa a promoção do desenvolvimento socioeconômico e a equidade de oportunidades por meio da qualificação da mão de obra local.

“A Suzano sabe do seu papel de protagonista para a promoção da equidade de oportunidades no ambiente de trabalho e, consequentemente, para a evolução da sociedade. Assumimos o compromisso público de ser uma companhia ainda mais diversa e inclusiva, o que inclui aumentar a quantidade de mulheres em nossas operações e em cargos de lideranças, seja na operação florestal ou industrial. E dedicar uma turma de formação somente para a capacitação de mulheres reafirma esse compromisso”, destaca Mônica Catânia, gerente de Gente e Gestão da Unidade Três Lagoas da Suzano.

Além de promover a diversidade na indústria e no setor florestal, a formação da turma composta por mulheres também vem ao encontro do compromisso da empresa de reduzir desigualdades sociais e contribuir para retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza nas regiões onde mantém operações até 2030. “Na Suzano temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós, se for bom para o mundo’ e ter mais mulheres, muitas delas chefes de família, inseridas no mercado de trabalho é garantir uma sociedade mais justa e com menos desigualdades socioeconômicas no futuro. Por isso, nossa preocupação em formar mulheres para o mercado de trabalho”, completa Catânia.

Das mulheres que participaram do curso, 70% possuem idade entre 20 e 40 anos; 85% são mulheres pretas ou pardas; 25% possuem o Ensino Fundamental incompleto; 25% possuem o Ensino Médio incompleto e 50% possuem o Ensino Médio completo.

Novas possibilidades

Entre as novas profissionais, está Thays Aline de Souza Santos, de 33 anos. Apesar de conhecer a empresa, ela não tinha experiência alguma com o setor florestal e ficou sabendo da oportunidade pelas redes sociais. Por meio de um link no perfil da empresa, ela conseguiu fazer a inscrição e pôde preencher uma das vagas. A formanda ressalta outro diferencial desta edição: a exclusividade do curso para as mulheres. “Achei muito importante ser voltado para as mulheres. A mulher tem mais afazeres e nem sempre pode contar com esse tipo de apoio no mercado de trabalho. O curso agregou bastante para todas as alunas, muitas delas são chefes de família e precisavam de uma oportunidade como essa. A Suzano está de parabéns por dar esse apoio para poder entrar nessa área. Acho que todas saem agora com a expectativa de trabalhar e ser contratadas. Quero seguir e esse caminho desenvolver minhas habilidades junto com a empresa”, projeta.

Outra formanda que comemorou a conclusão do curso é Amanda Alves Avelino da Silva, 25 anos, que possui dois filhos. Ela disse ter ficado feliz por poder participar desta turma voltada para mulheres. “Eu trabalhava em um viveiro, mas nunca cheguei a ir a campo. Eu sempre quis fazer um curso na área para conhecer mais, foi quando surgiu essa oportunidade incrível de crescimento profissional. Para todas nós, a força de vontade é tudo, até as que achavam que não iriam conseguir, persistiram e hoje estão saindo como profissionais qualificadas”, complementa.

Todas as alunas receberam certificado de conclusão de curso e estão aptas para atuarem no setor como ajudantes florestais.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação

Notícias relacionadas

Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS

Oportunidade: feirão de empregos da Eldorado Brasil acontece neste sábado (23) em Água Clara, MS

Aparecida do Taboado – Vem aí! Encontro de Carros Antigos e Festival Gastronômico de Tilápia