A Suzano, líder no setor de papel e celulose, iniciou as operações de sua nova fábrica em Ribas do Rio Pardo (MS), marcando um dos maiores investimentos privados já realizados no Brasil, no valor de R$ 22,2 bilhões. O empreendimento, denominado Projeto Cerrado, foi anunciado em maio de 2021 e concluído em julho de 2024. A planta é considerada a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, com capacidade instalada de 2,55 milhões de toneladas anuais.
Construído em um terreno de 3 km por 5 km, o complexo industrial ocupa uma área equivalente a 450 campos de futebol. Durante sua construção, foram utilizados cerca de 380 mil metros cúbicos de concreto, suficientes para erguer quase cinco estádios do Maracanã. A sustentação das estruturas contou com 60 mil toneladas de vergalhões e estruturas metálicas, 13,5 mil peças pré-moldadas e aproximadamente 25 mil estacas.
A fábrica também impressiona pela dimensão de sua rede de tubulações, que pesa 15 mil toneladas e se estende por 4,6 milhões de metros, conectando os diversos prédios industriais. Entre os destaques do projeto está o balão de vapor da caldeira de recuperação, a maior peça do empreendimento, com 312 toneladas, o equivalente ao peso de mais de 11 aeronaves Boeing 737-800.
folhacg.com.br