A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, acaba de se tornar a empresa com o maior número de Unidades Formare no Brasil. Com a implantação do projeto em Belém, no Pará, a companhia passa a ter seis Unidades em diferentes regiões do país. Estão localizadas nos municípios de Suzano (SP), Imperatriz (MA), Mucuri (BA), Três Lagoas (MS) e Aracruz (ES), além da capital paraense. O Formare é desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe e tem como objetivo capacitar jovens em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho.
O Programa Formare atua em unidades da Suzano desde 2005 e já formou 42 turmas pelo Brasil – além de cinco em formação –, contribuindo para o desenvolvimento de mais de 880 jovens desde o início do projeto. Ao todo, 68% dos (as) formados (as) pelo país foram inseridos (as) no mercado de trabalho.
Em 2022, dentre os jovens capacitados pelo Programa, 50% estavam na linha ou abaixo da linha da pobreza. Atuar com este projeto é uma forma de reforçar o compromisso da organização de tirar 200 mil pessoas da linha da pobreza.
O empenho e os bons resultados obtidos pela parceria da Suzano com Formare também estão sendo reconhecidos por entidades do setor. A empresa está entre as finalistas do Prêmio Aplaude, na categoria #Compartilha, com destaque em Educação. Essa é uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE, de natureza simbólica e representativa, que reconhece a atuação de organizações empresariais, organizações comunitárias e comitês de voluntários responsáveis por atividades que compartilham, colaboram e inspiram um país melhor produzindo impactos transformadores na sociedade.
Além do Formare, a Suzano tem uma atuação ampla em projetos de voluntariado corporativo por meio do Voluntariar, iniciativa que há mais de duas décadas busca promover o protagonismo social do público interno da companhia, seus familiares e parceiros, buscando a transformação social que a empresa acredita. De 2019 a 2023, mais de 8.800 voluntários estiveram engajados em iniciativas da companhia, com 44.667 horas voluntárias totais. Só em 2022, foram mais de 26 mil pessoas beneficiadas por meio dos projetos.
A Suzano foi uma das empresas apoiadoras da terceira edição da “Pesquisa Voluntariado no Brasil”, realizada pelo IDIS e Datafolha, que apresentou os resultados de voluntariado de 2021, que mostrou que 57 milhões de brasileiros estavam comprometidos com atividades voluntárias.
“A Suzano acredita na importância de gerar e compartilhar valor, disponibilizando tempo e talento para contribuir na construção de um mundo melhor. Nós temos muito orgulho de engajar pessoas e entidades no trabalho genuíno do voluntariado e ver o potencial desse movimento pelo Brasil, reforçando o nosso propósito de transformação social. Por isso, neste Dia do Voluntariado, gostaríamos de parabenizar as pessoas que inspiram e transformam na construindo o futuro que queremos para as próximas gerações”, declarou Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.
A companhia também acredita na importância da união com outros parceiros para construir um futuro mais justo e igualitário, tendo a educação como pilar fundamental. É o caso do apoio da Suzano ao evento JUNTOS, promovido pelas Redes Unidas pelo Voluntariado Empresarial, formada por seis redes de promoção e fortalecimento do voluntariado empresarial no Brasil, na América Latina e no mundo.
Anualmente, o grupo realiza o encontro JUNTOS para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado e, neste ano, com o tema “Voluntariado Empresarial: Colaboração e Monitoramento para Gerar Impacto”, o evento ocorreu na sede da Suzano, em São Paulo (SP), e contou com representantes do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – da Base Colaborativa, da coordenadora de Voluntariado da Suzano, instituições sociais, além de outras empresas.