Por Gabriel Neris
O fim de semana deve ser quente e seco em Mato Grosso do Sul. O sol predomina e haverá pouca nebulosidade, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
As temperaturas permanecem altas e umidade relativa do ar pode chegar aos 25%. Conforme a meteorologia, há um bloqueio atmosférico inibindo a formação de nuvens e chuvas em grande escala. Os ventos intensificam o ar quente e seco sobre o Estado.
A meteorologia reforça que o calor acima da média e presença do ar seco reflete diretamente na qualidade do ar e, consequentemente, na saúde da população. A orientação é hidratar-se e evitar desgaste físico nos momentos mais quentes do dia.
Para esta sexta-feira são esperadas pancadas de chuva isoladas nas regiões de Porto Murtinho, no sudoeste sul-mato-grossense, e também no extremo sul. Estas regiões devem registrar uma leve queda de temperaturas. O transporte de calor e umidade, junto a um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, favorece a formação de instabilidades. Mas no fim de semana as temperaturas sobem novamente.
O Cemtec explica a intensa massa de ar quente e seco segue impedindo o avanço das frentes frias para as demais regiões do Estado.
Campo Grande tem céu aberto e registra 23ºC nesta manhã. A temperatura deve chegar aos 32ºC hoje, e aos 33ºC no sábado e domingo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Outras máximas para esta sexta-feira são de 36ºC em Corumbá, 34ºC em Coxim, Rochedo e Três Lagoas, 33ºC em Aquidauana, Paranaíba e Água Clara, 32ºC em Dourados e Maracaju, 31ºC em Bonito e Costa Rica, 30ºC em Porto Murtinho, e 29ºC em Ponta Porã.
(Foto: Henrique Kawaminami)
CAMPO GRANDE NEWS