Home » Transformação digital no Governo de MS traz evolução no sistema de contratos

Transformação digital no Governo de MS traz evolução no sistema de contratos

por Nathally Martins da Silva Bulhões
Camara Taboado

A SAD (Secretaria de Estado de Administração) apresentou nesta quarta-feira (24), as Diretrizes do Sistema de Contratos Eletrônicos aos servidores das Unidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual. O evento aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, Auditório Germano Barros de Souza.

A secretária de Administração, Ana Nardes, abriu o evento destacando a necessidade de mudança de cultura em relação à transformação digital e a importância da adaptação dos servidores à ferramenta. O Sistema Eletrônico de Contratos é uma plataforma de controle e acompanhamento dos contratos administrativos, seus aditivos e instrumentos similares.

“A tecnologia foi desenvolvida a partir da necessidade de modernizar a gestão de contratos, é uma evolução do sistema atual. A plataforma vai centralizar todos contratos, o que resultará em uma gestão mais ágil e com controle mais eficiente, garantindo a observância ao princípio da transparência e economicidade no processo”, garantiu.

O uso do meio eletrônico para a fase de execução contratual é de caráter obrigatório na gestão de contratos e deverá observar as regras de transição, ressaltou a titular da SAD durante o evento.

De acordo com as regras, a partir de 1 de fevereiro de 2024 a fase de execução contratual será por meio eletrônico. Em relação aos contratos firmados antes da data e que tramitam em meio físico, a autoridade máxima dos órgãos da Administração Diretas, das autarquias e das fundações do Poder Executivo Estadual poderá optar por três caminhos: a digitalização integral da fase da execução contratual e prosseguimento eletronicamente; o encerramento do tramite em meio físico e prosseguimento no eletrônico; ou a continuação da tramitação por meio físico, utilizando o sistema para elaboração e juntada de documentos, controle e acompanhamento da fase de execução contratual, extraindo cópias para o processo físico.

Na oportunidade, Nardes também apresentou as funcionalidades do sistema e as normativas que regulam o uso e institui o sistema, por meio dos decretos 16.370, de 24 de janeiro e o n. 16.369, de 23 de janeiro de 2024.

A implementação está alinhada com as diretrizes governamentais de transformação digital do Governo do Estado, realizada em parceria entre a SAD (Secretaria de Estado de Administração) responsável pela formulação de diretrizes relativas ao controle e acompanhamento dos contratos, a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, no planejamento e coordenação da sistemática e modelos, técnicas e ferramentas aplicadas  no sistema, e a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), na padronização de procedimentos observadas no sistema para controle da execução financeira e promoção de medidas para o equilíbrio orçamentário e financeiro.

Raquel dos Passos, Comunicação SAD
Foto: Divulgação

Leia também: