Home » Três Lagoas (MS) é o maior produtor de eucalipto do Brasil

Três Lagoas (MS) é o maior produtor de eucalipto do Brasil

Segundo levantamento do IBGE, Mato Grosso do Sul abriga os quatro maiores municípios produtores de eucalipto do país

por Nathally Martins da Silva Bulhões

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul abriga os quatro maiores municípios produtores de eucalipto do país. Os cinco municípios brasileiros com as maiores áreas de florestas de eucalipto plantadas são: Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo, Brasilândia e Água Clara.

Em 2022, a área destinada ao cultivo de eucaliptos aumento de 1.045.765 hectares para 1.181.536 hectares, fazendo com que 99,5% da área de silvicultura no MS tenha o eucalipto como produção florestal. Isso se deve à grande demanda das fábricas de celulose instaladas na região, bem como as que serão construídas. Além disso, uma parte do eucalipto plantado no  estado abastece uma fábrica de celuleose no interior de São Paulo.

Atualmente, as espécies de eucalipto e pinus são responsáveis pela cobertura total das áreas cultivadas em florestas plantadas para fins comerciais no Mato Grosso do Sul. As áreas de eucalipto somaram 1,18 milhão de hectares.

Na indústria de papel e celulose, o eucalipto é utilizado como matéria-prima na produção de celulose de fibra curta, usada na fabricação de papéis de tissue, já o pinus é utilizado na produção de celulose de fibra longa, usado para fabricar papéis de qualidade superior, com maior resistência.

ÁREA

No Mato Grosso do Sul, a área plantada de silvicultura subiu cerca de 13,2%, para 1.186.894 hectares, em 2022. O estado possui 12,5% de sua área destinada à silvicultura brasileira e ocupa a terceira posição na comparação entre os estados, ficando atrás apenas de Minas Gerais, com 2.089.969 hectares e São Paulo, com 1.230.671 hectares.

VALOR

A produção florestal de MS atingiu o valor recorde de R$ 2 bilhões, com a alta de 45,1% e produção em 79 municípios sul-mato-grossenses. O valor da produção de florestas plantadas continua superior ao da extração vegetal – fato que ocorre desde 1998. Em 2022, foi registrado um aumento do valor da produção da silvicultura em Mato Grosso do Sul, que alcançou R$ 1,9 bilhão, representando um crescimento de 46,3% na comparação com o ano anterior. Os resultados confirmam a tendência de ampliação no setor que, em 2021, registrou aumento de 20,3% na comparação com 2020.

PRODUÇÃO

De acordo com dados de uma pesquisa do IBGE, sobre produção da extração vegetal e da silvicultura, referente ao ano de 2022, dentre os 15 municípios do Brasil com maiores valores de produção na silvicultura, cinco são municípios sul-mato-grossenses, com destaque para Três Lagoas, que ocupa o 6º lugar no ranking nacional – em 2021 ocupava a 4ª posição.

Na sequência estão Ribas do Rio Pardo na 8ª posição e Brasilândia em 9º lugar. Os outros dois municípios que estrearam o top 15 no ano passado são Selvíria em 11º lugar e Água Clara em 13º lugar.

 

Foto: Wenderson Araujo/CNA

Portal Celulose

Leia também: