Home » Turismo na Rota Caminho dos Ipês é impulsionado com apoio do Sebrae

Turismo na Rota Caminho dos Ipês é impulsionado com apoio do Sebrae

Região turística no Centro de Mato Grosso do Sul aposta na união de empreendedores, eventos culturais e turismo rural para crescer.

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Marcada pela presença do ipê, árvore símbolo de Mato Grosso do Sul, a Rota Caminho dos Ipês abrange dez municípios no centro do estado: Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos. Com a proximidade da Capital como diferencial, a região atrai visitantes interessados em passeios de “bate e volta”, além de experiências que incluem turismo rural e contemplação da natureza.

Empresários locais dos atrativos turísticos presentes nesses municípios identificaram objetivos comuns e decidiram unir forças para superar desafios, como a baixa visibilidade do turismo na região. Essa união foi impulsionada pelo Sebrae/MS em 2022, quando os empreendedores estiveram em uma caravana organizada pela instituição para participar do seminário Inspira Ecoturismo, em Bonito (MS). A partir de então, eles criaram um grupo no aplicativo WhatsApp para a troca de informações e estreitamento do relacionamento, que continua ativo com encontros presenciais possibilitando que as ideias compartilhadas se tornem práticas assertivas.

Para apoiar os empresários, o Sebrae, por meio do programa Transforma Turismo, promove treinamentos, mentorias e consultorias para melhorar a gestão dos negócios. No ano passado, diversas capacitações foram realizadas, incluindo workshops de gastronomia para o turismo rural, marketing digital e atendimento ao cliente. Além disso, encontros para fomentar o associativismo entre os empreendedores trouxeram resultados concretos, como a formalização de associações e o desenvolvimento de eventos.

“Quando valorizamos o turismo, desenvolvemos toda a cadeia ao redor, desde restaurantes, lanchonetes, padarias e até atrativos turísticos. Focamos em um grupo já fortalecido por um trabalho anterior do Sebrae, então apostamos que os resultados serão positivos”, afirma o analista-técnico do Sebrae/MS, Humberto Dionísio.

Protagonistas da Rota

Além das capacitações, ainda em 2024, os empreendedores promoveram a primeira edição do Festival de Inverno de Turismo Rural, com programação cultural em oito empreendimentos rurais, nos sábados de junho e julho. O objetivo foi aumentar o fluxo de visitantes diante da baixa temporada devido às temperaturas mais amenas no período, com um impacto positivo para os estabelecimentos participantes. A iniciativa terá uma nova edição em 2025.

A empresária Élda Ávila, da propriedade de turismo rural Estância Alegria, localizada em Campo Grande, integrou a programação do Festival, além de ter participado de todas as capacitações oferecidas pelo Sebrae/MS. “A assessoria prestada pelo Sebrae em todas as etapas da construção do nosso negócio, assim como esclarecimentos e apoio realizado através das consultorias são essenciais para que nos sintamos seguros e fortalecidos para empreender na Rota”, opina.

Da Rota Caminho dos Ipês, a propriedade Estância Alegria acredita na potencialidade do turismo rural para o estado e conta com áreas para lazer e descanso, como trilhas e piscinas. Crédito imagem: Arquivo Estância Alegria

Com o oferecimento de trilhas e passeios nas cachoeiras, a fazenda São Clemente, em Sidrolândia, também compôs o Festival de Inverno e a empreendedora Queila Arruda quer repetir a dose em 2025. “Pretendemos participar do festival neste ano. O Sebrae foi a melhor coisa que surgiu para o nosso empreendimento dando vários suportes, cursos e aperfeiçoamentos. Na Rota Caminhos dos Ipês, somos um grupo de oito empreendedores que uma vez por mês, em cada empreendimento, nos encontramos para trocar ideias”, afirma a empresária.

A Fazenda São Clemente proporciona a participação ativa dos turistas desde o passeio em trilhas ao preparo guiado de café crioulo e caldo de cana. Crédito: Arquivo Fazenda São Clemente

Eloiza Arize, do Recanto da Elô, em Jaraguari, está no grupo e também participou de todas essas ações. “Estamos cientes da nossa importância e por esse motivo estamos formalizando nossa associação com a assessoria do Sebrae. Com nossa associação formalizada teremos, além da segunda edição do nosso Festival de Inverno, vários outros projetos que estão tomando forma para trazer clientes para as nossas propriedades”, comenta.

Espaço para receber motorhomes, acampamento ao ar livre, atividades como trilhas e cachoeiras são alguns dos atrativos oferecidos na propriedade Recanto da Elô. Crédito imagem: Recanto da Elô

O apoio do Sebrae/MS junto aos empreendedores prossegue neste ano, com oficinas, consultorias gerais e personalizadas; além da realização de rodadas de negócios e missões empresariais. Mais informações sobre as ações do Sebrae estão disponíveis na Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800 ou no site: ms.sebrae.com.br.

conectems.com.br

Leia também: