Home » UEMS recebe circuito com sessões do documentário de temática indígena “Vento na Fronteira”

UEMS recebe circuito com sessões do documentário de temática indígena “Vento na Fronteira”

por Nathally Martins da Silva Bulhões

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por intermédio da Rede de Saberes, irá receber circuito de sessões para exibição do documentário “Vento na Fronteira”, dirigido por Laura Faerman e Marina Weis, e que obteve grande destaque em festivais internacionais, como o sul-africano Durban International Festival e o italiano Terra di Tutti, dentre outros.

A iniciativa ocorre em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para os Povos Originários do MS, Taturana Mobilização e o Museu da Imagem e do Som (MIS), vinculado à Fundação Estadual de Cultura.

A UEMS exibirá sessões em diferentes Unidades Universitárias, sendo que, após as exibições do filme, haverá uma roda de conversa com o protagonista do filme, o ator Aleni Aquino e o prof. Dr. Diógenes Cariaga, integrante do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão Rede de Saberes Indígenas (CEPERSI) da UEMS.

“Essa iniciativa é uma das ações dentro do âmbito do CEPERSI, espaço que congrega pesquisadores indígenas e não-indígenas em torno de temáticas que envolvam a vida, produção histórica, social e cultural dos povos originários de nosso Estado, buscando compreender a história local a partir da perspectiva dos povos indígenas”, explica Cariaga.

De acordo com o docente da UEMS, a obra demonstra a relação dos povos que aqui habitavam com os seus locais de origem, as transformações e as disputas territoriais.

“Considerando que a UEMS é pioneira em relação às cotas para discentes indígenas, sendo a IES pública com o maior número de ingressantes por meio da política de inclusão institucional, é importante que os indígenas ganhem protagonismo tanto como estudantes, pesquisadores e por meio de parcerias, como foi o caso do filme Vento na Fronteira”, destaca o integrante do CEPERSI/UEMS.

No coração do agronegócio brasileiro, uma professora indígena que luta pelos direitos de sua comunidade às suas terras ancestrais. No lado oposto, uma poderosa advogada que reivindica a posse dessas terras.

Esta história se passa na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, no território indígena Ñande Ru Marangatu – terra reivindicada pelos povos indígenas Guarani-Kaiowá, que habitam a região há muitos anos, e pelos fazendeiros que chegaram lá no século XX.

Com um tema tão urgente, “Vento na Fronteira” é um poderoso apelo à ação em busca de entendimento e diálogo. Ao apresentar a visão de duas mulheres e duas narrativas antagônicas em torno dos direitos à terra, o filme provoca reflexão sobre as condições de ambas as partes e suscita possibilidades de diálogos.

Pensando nisso, as produtoras do filme e a distribuidora de impacto promovem o lançamento do filme buscando gerar conexões sobre seus temas com centros educativos, organizações, líderes comunitários e governo ligados à causa, por meio de sessões de exibição, debates e materiais de apoio.

Neste sentido, a UEMS fornecerá espaço para exibição do documentário nas dependências das Unidades Universitárias.

A primeira etapa desse lançamento são as sessões de pré-estreia do filme que acontecerão de 11 a 25 de maio, com a realização da Rede de Saberes Indígenas da UEMS, Subsecretaria de Políticas Públicas para os Povos Originários do MS, Taturana Mobilização Social e MIS/FCMS.

Programação

  • 11/05 – às 17h20, na UEMS/Campo Grande (Sala 09, bloco D)
  • 12/05 – às 13h30, no Museu da Imagem e do Som (Av. Fernando Correia da Costa, 559, Vila Carvalho, Campo Grande)
  • 16/05 – às 19h, na  UEMS/Amambai
  • 18/05 – às 19h30, na  UEMS/Jardim
  • 25/05 – às 9h, na UEMS/Dourados

Rubens Urue, Comunicação UEMS
Foto: Divulgação

Leia também: