Última rodada do Brasileirão tem decisão do título, disputa por vaga na Libertadores e briga por permanência na Série A

A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024 acontece neste domingo (8), às 15h (horário do MS), e encerra a competição. Com três pontos em jogo, o título está sendo disputado por Botafogo e Palmeiras, enquanto Bragantino, Athletico-PR, Fluminense e Atlético-MG lutam contra o rebaixamento para a segunda divisão. Ainda, Bahia, Cruzeiro e Vasco brigam pela última vaga para a pré-Libertadores.

Fim do jejum ou tricampeão?

Com 76 pontos, o Botafogo tem a chance de ser campeão nacional após 29 anos na fila. Líder da competição durante 21 das 37 rodadas, o Glorioso joga em casa e precisa apenas de um empate contra o São Paulo, que já não briga por mais nada no torneio — independente do resultado, o tricolor paulista permanecerá na sexta colocação. Mesmo que perca a partida, o Fogão ainda pode ser campeão caso o Palmeiras não vença o Fluminense. Se vencer, o Verdão vai aos mesmos 76 pontos do Botafogo, e o ultrapassaria pelo número de vitórias — em caso de derrota botafoguense.

O Alviverde, que busca o tricampeonato consecutivo, venceu o Cruzeiro na última rodada com um gol no fim e manteve viva as chances de título, ainda que baixas. Além disso, vão enfrentar o tricolor das Laranjeiras, um adversário que precisa pontuar para garantir sua permanência na elite do futebol brasileiro.

Fantasma do Z-4 assombra quatro times

A luta contra o rebaixamento promete ainda mais emoção, com quatro candidatos à queda. O Bragantino recebe o Criciúma, já rebaixado, enquanto o Fluminense visita o vice-líder Palmeiras e Atlético-MG e Athletico-PR se enfrentam na Arena MRV.

O time de Bragança Paulista, que atualmente ocupa a 17ª colocação, precisa necessariamente vencer para evitar a despromoção. Para o Fluminense e o Atlético-MG, um empate basta. Já o Furacão pode se manter na Série A com um empate ou até mesmo com uma derrota, caso o Bragantino não vença, mas precisa da vitória para se garantir.

Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de descenso são:

  • Atlético-MG – 3,8%
  • Fluminense – 11,5%
  • Athletico-PR – 16,8%
  • Bragantino – 67,9%

Para buscar a glória eterna

Também está em aberto a última vaga para pré-Libertadores — que com os títulos do Botafogo, na Libertadores, e do Flamengo, na Copa do Brasil, estenderam o antigo G-6 para G-8, dando as vagas para a pré-fase ao sétimo e oitavo colocados —, disputada entre Bahia, Cruzeiro e Vasco.

A equipe baiana ocupa a oitava posição com 50 pontos e é seguido logo pela Raposa, com 49. O cruz-maltino tem 47 pontos, na décima colocação. O Bahia recebe o penúltimo colocado, o Atlético Goianiense, e precisa apenas de um resultado igual ou melhor que o do Cruzeiro, que visita o Juventude, para voltar à competição após 12 anos. Já o time de Minas Gerais precisa vencer e torcer para que o Bahia, no máximo, empate. Para o Vasco disputar a pré-fase da Libertadores no próximo ano, o cenário é mais complicado: precisa ganhar do Cuiabá na Arena Pantanal e contar com a derrota do Bahia, além de que Cruzeiro não vença.

Texto: Gustavo Henn

Fotos: Vítor Silva/BFR e Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
midiamax

Notícias relacionadas

Aparecida do Taboado – Administração inicia gestão com capacitação de secretários municipais e adjuntos

Estado segue com altas temperaturas, com chuvas isoladas em algumas regiões

Prefeito de Cassilândia assume gestão com saldo de R$ 118 mil e dívidas superiores a R$ 2,6 milhões