União Brasil quer Rose candidata a prefeita e pode abrir caminho para disputa

Um pedido do diretório nacional do União Brasil pode ser decisivo para a candidatura da ex-deputada federal Rose Modesto para Prefeitura de Campo Grande. O partido defende a candidatura dela à prefeitura, aumentando as chances de uma disputa.

Atualmente, Rose é superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), cargo de indicação do União Brasil Nacional, hoje na base de sustentação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela teria que abrir mão do cargo para disputa, mas com apoio do União, o caminho pode ser mais fácil.

Como a vaga na Sudeco é do partido, Rose poderá contar com o diálogo do União Brasil com o presidente Lula para negociar um retorno ao cargo de superintendente, em caso de derrota na disputa.

Procurada pela reportagem, Rose confirmou o interesse do partido na candidatura dela na Capital. “Sobre candidatura ao ano que vem, o União vai definir. O União nacional quer minha candidatura e a maioria das lideranças que compõe a executiva aqui também, mas vou decidir só a partir do início do ano”, declarou.

Rose ocupa os primeiros lugares nas pesquisas para a Capital, geralmente em empate técnico com André Puccinelli (MDB). Todavia, há dúvidas em relação à candidatura dela, justamente porque não tem se declarado pré-candidata.

Pesa contra a decisão justamente a possibilidade de ficar sem a Sudeco, em caso de derrota. Neste caminho, Rose repetiria a última eleição, quando não disputou a reeleição para deputada federal para concorrer ao cargo de governadora e perdeu, ficando sem mandato. Agora, com aval do partido, Rose poderia voltar ao cargo no final da campanha.

O caminho de Rose pode ter como barreira o PT, que agora decidiu ter candidatura própria na Capital, com Camila Jara favorita para a disputa. O deputado federal Vander Loubet e a própria Camila também foram importantes na indicação de Rose para a Sudeco, o que pode pesar para uma decisão.

Pesquisa

Pesquisa divulgada pelo Instituto Ranking, na semana passada, mostra disputa apertada na Capital. Na pesquisa estimulada, com 13 nomes, o ex-governador André Puccinelli (MDB) lidera, com 15,2%, seguido por Rose Modesto (União), 12,05%, e Lucas de Lima (PDT) na terceira posição, com 10,03%.

Na quarta colocação aparece a prefeita Adriane Lopes (PP), com 9,10%, seguida pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB), 7,2%, e Zeca do PT, que não é mais pré-candidato, com 4%.

Na sequência aparecem Coronel David (PL), 3,2%; Capitão Contar (PRTB), 3%; Pedrossian Neto (PSD), 2,3%; Beto Figueiró, 1%;  Marcos Pollon (PL), 0,8%; Luiz Henrique Mandetta (União), 0,6% e Rodrigo Lins, 0,15%. Entre os entrevistados, 31,1% não sabem ou não responderam.

O instituto ouviu 2.000 pessoas entre os dias 10 e 16 de setembro. A margem de erro é de 2,75% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

 

Wendell Reis

investigams

Notícias relacionadas

TRE-MS disponibiliza “Cartilha de Crimes Eleitorais 2024”

UEMS oferece 86 vagas em Paranaíba

Bebida Alcoólica proibida: Paranaíba terá lei seca para a eleição no domingo