O dia 18 de abril foi escolhido como data para celebrar a literatura infantil nacional em razão do nascimento do escritor Monteiro Lobato, em 1882, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Esta data é uma oportunidade para o país valorizar e homenagear não apenas este renomado autor, mas também a riqueza e diversidade da literatura infantil.
Em comemoração a esta data, a escola João Chama deu início às celebrações com uma manhã dedicada às histórias escritas por Monteiro Lobato, proporcionando aos estudantes momentos de encantamento e imaginação.
Nos próximos dias, a partir das 8h, todas as escolas municipais e creches promoverão atividades com os alunos, incluindo contação de histórias por contadores caracterizados como os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma das obras mais emblemáticas de Monteiro Lobato.
Para além das obras de Monteiro Lobato, o público infantojuvenil conta com uma vasta gama de obras nacionais e internacionais que proporcionam entretenimento e reflexão. Entre elas, destacam-se “O Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos; “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol; “As Aventuras de Pinóquio”, de Carlo Collodi; “O Mágico de Oz”, de L. Frank Baum; e “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne.
Que estas celebrações possam despertar o amor pela leitura e incentivar a imaginação e a reflexão entre nossos jovens leitores.