A vacina contra a gripe é recomendada para toda a população, mas existem grupos prioritários que devem receber a imunização com mais urgência. Entre eles estão:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Idosos com 60 anos ou mais
- Gestantes e puérperas
- Profissionais da saúde
- Professores do ensino básico e superior
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
A vacinação é fundamental para evitar surtos de gripe e complicações como pneumonia, sinusite e exacerbação de doenças crônicas. Além disso, a vacina reduz a sobrecarga nos sistemas de saúde, principalmente durante períodos de maior circulação do vírus.
Há muitos mitos sobre a vacinação contra a gripe. Um dos mais comuns é a crença de que a vacina pode causar a doença. Na realidade, a vacina é feita a partir de vírus inativados, o que impossibilita a transmissão da gripe. Outro mito é de que a vacina não é eficaz. No entanto, estudos mostram que a vacina reduz significativamente o risco de complicações e internações.
A vacinação contra a gripe é um ato de prevenção coletiva. Quanto mais pessoas estiverem imunizadas, menor será a circulação do vírus e, consequentemente, o impacto da doença. Não deixe de se vacinar e de incentivar amigos e familiares a fazerem o mesmo.