Home » Vai esfriar? Nova frente fria pode causar tempestades isoladas nesta semana em Mato Grosso do Sul

Vai esfriar? Nova frente fria pode causar tempestades isoladas nesta semana em Mato Grosso do Sul

Meteorologia também indica fortes rajadas de vento e queda de granizo

por Nathally Martins da Silva Bulhões

A previsão semanal para  indica altas temperaturas acima de 40°C e chances de tempestades isoladas, acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo. Uma frente fria de intensidade fraca favorece , mas não influencia na queda nos termômetros.

Entre esta segunda (2) e terça-feira (3), a região sudoeste e pantaneira devem registrar as maiores temperaturas do dia. Há possibilidade para ocorrência de pancadas de chuvas devido à combinação de ar úmido e quente. Localmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento

Já de terça a quinta-feira (5), a análise do  (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) prevê avanço de cavados, intenso fluxo de calor e umidade, além do deslocamento de uma frente fria fraca aliada com área de baixa pressão atmosférica, o que favorece a formação de chuvas, principalmente no sul, sudoeste, leste e norte do Estado.

Os índices mostram que é esperado chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Sem queda nos termômetros

Apesar da passagem da frente fria, não é esperado frio intenso, mas uma leve queda nos indicadores. Nesta semana, as temperaturas terão mínimas de 21 a 25°C e máximas de 38° na região sul e leste do Estado. Para as regiões norte, pantaneira e sudoeste, temperaturas mínimas entre 23-28°C e máximas de até 41°C. Em , mínimas entre 23-25°C e máximas de até 35°C.

Além disso, baixos valores de umidade relativa do ar variam entre 15 e 30%. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 e 60 km/h e,
pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60km/h.

 

Chuva em Mato Grosso do Sul – (Foto: Kísie Ainoã/Midiamax)

Leia também: