Home » Veracel cria canal de denúncia para combater violência contra a mulher

Veracel cria canal de denúncia para combater violência contra a mulher

O atendimento será feito por uma equipe feminina especializada em oferecer acolhimento às mulheres e na atuação imediata no combate a qualquer forma de assédio no local de trabalho

por Nathally Martins da Silva Bulhões

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa mundial de violência contra a mulher é de 27%, ou seja, quase um terço da população feminina é vítima de algum tipo de violência. No Brasil, esse número sobe para 33,4%, superando a média de outros países.

Diante desse contexto, a Veracel Celulose lançou um canal interno de denúncias voltado exclusivamente para o combate à violência contra a mulher. Nesse canal, o atendimento será feito por uma equipe feminina especializada em oferecer acolhimento às mulheres e na atuação imediata no combate a qualquer forma de assédio no local de trabalho.

“A Veracel está comprometida em fazer parte do processo de mudança deste cenário com a promoção de um ambiente de trabalho cada vez mais seguro, inclusivo e respeitoso para todas as nossas pessoas. Este novo canal demonstra nosso desejo de acolher, ouvir e agir em relação a quaisquer preocupações relacionadas ao assédio dentro de nossa corporação”, destaca Anderson Pinho, gerente de Compliance da empresa.

INICIATIVAS EM PROL DA EQUIDADE DE GÊNERO

Por meio do novo canal, a empresa garante a opção pela confidencialidade das denúncias, um processo de investigação justo e imparcial, a proteção contra retaliações e o acesso fácil para a realização dos contatos, que poderão ser feitos por telefone ou por meio de uma plataforma interna exclusiva. O canal está à disposição também para as colaboradoras de empresas parceiras.

A Veracel é signatária da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres, uma iniciativa colaborativa de mobilização e atuação, realizada em conjunto por diversas empresas de todo o Brasil, com o propósito de acolher e resgatar mulheres e meninas em situação de violência, por meio da prevenção e do cuidado dentro e fora das organizações.

EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO: ÉTICA E RESPEITO COMO CULTURA CORPORATIVA

A companhia também investe em programas de educação e conscientização para prevenir o assédio e promover um ambiente de respeito. Um exemplo dessas iniciativas é a Semana da Boa Conduta, um evento interno com palestras e ativações relacionadas ao Código de Conduta da companhia e à ética, pilar fundamental de atuação da empresa.

As atividades promovidas na edição deste ano do evento envolveram todos os colaboradores, próprios e parceiros, na fábrica, no escritório, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, no Núcleo Florestal e no Terminal Marítimo de Belmonte.

Portal Celulose

Leia também: