Nesta última quarta-feira (20), os principais órgãos de Segurança Pública de Paranaíba se reuniram em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal da cidade para discutir e elaborar o Plano Municipal de Segurança Pública (PMSP). Essa iniciativa foi promovida pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de definir as diretrizes para o futuro da segurança no município.
O líder do prefeito na câmara, Dr. Andrew Robalinho, defensor público licenciado, em entrevista à nossa redação, avaliou a audiência pública e destacou a importância dessa ação para a cidade.
“Eu vejo com muito entusiasmo, eu vejo de forma muito positiva. Eu quero aqui destacar que o Congresso Nacional aprovou uma lei que orienta todos os municípios a criarem seus planos de segurança pública municipais. Só que a maioria dos municípios ainda está resistente a essa nova lei, mas aqui em Paranaíba, eu quero registrar, quero destacar, quero enaltecer o trabalho da Defensoria Pública, o trabalho dos meus colegas defensores públicos da comarca, Dr. Bruno Rezende e Dr. Gustavo, que tem sido citado. O prefeito reuniu com os defensores públicos, reuniu com os vereadores da base, reuniu com a Secretaria de Administração e já determinou em regime de urgência a confecção desse plano. Na segunda-feira passada, nós aprovamos em regime de urgência requerimento de minha autoria, a aprovação do fundo e a aprovação do Conselho Municipal de Segurança Pública para preparar o plano municipal de segurança pública, onde estarão envolvidas todas as autoridades ligadas ao sistema de segurança pública municipal.”
A audiência pública, realizada na Câmara Municipal, contou com a presença de autoridades locais, incluindo o delegado regional, Dr. Lúcio, o Tenente Coronel Paulo, representando o 13º Batalhão, e o Capitão de Sá, representando o Corpo de Bombeiros, além de membros da Defensoria Pública e da perícia, juntamente com todo o aparato da Prefeitura.
Durante a audiência, foram traçadas estratégias para a criação do Plano Municipal de Segurança Pública, incluindo a indicação dos representantes das diversas instituições e entidades que farão parte do conselho encarregado de sua elaboração. O prefeito Michael Queiroz manifestou seu apoio ao projeto.
É importante destacar que Paranaíba já vem cumprindo a maioria dos requisitos da lei nacional, com investimentos em iluminação pública, abrangendo a conversão para lâmpadas de LED em toda a cidade, bem como a iluminação de praças e trevos. Além disso, a administração municipal tem direcionado esforços para combater o feminicídio e a pedofilia, temas que também estão relacionados ao Plano Municipal de Segurança Pública.
O município demonstra seu comprometimento com a segurança pública, mesmo antes da aprovação da lei nacional, reforçando seu papel através do Conselho Tutelar.
bulhoesdigital