Home » Vereador Peter Saimon é homenageado em lançamento da Frente Nacional Contra o Crime Organizado

Vereador Peter Saimon é homenageado em lançamento da Frente Nacional Contra o Crime Organizado

Parlamentar integrou grupo de parlamentares municipais em evento sobre segurança pública realizado em São Paulo

por Nathally Martins da Silva Bulhões
Camara Taboado

lestenewsms

O vereador de Cassilândia, Peter Saimon (PP), foi homenageado nesta segunda-feira (14) durante o lançamento da Frente Nacional Contra o Crime Organizado, realizado na Câmara Municipal de São Paulo. O evento reuniu parlamentares de diferentes estados do país, além do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB).

A frente tem como objetivo fortalecer a articulação entre vereadores que defendem medidas mais rigorosas no enfrentamento à criminalidade, à atuação de facções e ao financiamento público de manifestações culturais consideradas apologéticas ao crime. Peter Saimon recebeu das mãos de Nunes e da vereadora Amanda Vettorazzo (União) a certificação oficial de membro da iniciativa.

O parlamentar de Cassilândia destacou a importância da mobilização conjunta entre diferentes esferas do poder legislativo para o combate ao crime. “Agradeço pela homenagem e pela oportunidade de integrar a Frente Nacional contra o Crime Organizado. É um compromisso que fortalece nossa luta por mais segurança, justiça e respeito às leis. Vamos seguir unidos, enfrentando o crime com coragem e responsabilidade”, afirmou durante a solenidade.

Além de Saimon, dezenas de vereadores municipais participaram da cerimônia, que contou ainda com a apresentação de um pacote de vinte propostas legislativas, divididas em três frentes: cultural, econômica e estrutural. Os projetos servirão como modelo para as Câmaras Municipais interessadas em aderir ao grupo.

Entre as propostas estão iniciativas que preveem bonificações para agentes de segurança pública, a institucionalização da internação compulsória de dependentes químicos, o veto a contratos públicos com artistas que promovam mensagens contra as forças policiais e o aumento de penas para ocupações promovidas por movimentos sociais.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, fez críticas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança apresentada pelo governo federal, especialmente em relação à criação de corregedorias externas para as polícias. Segundo ele, “o país precisa de legislações mais contundentes e apoio aos que enfrentam o crime diariamente”.

A vereadora Amanda Vettorazzo, uma das organizadoras da frente e ligada ao Movimento Brasil Livre (MBL), defendeu o endurecimento das leis e a criação de políticas públicas de enfrentamento ao que chamou de “estrutura do crime”. Ela também mencionou projetos voltados à valorização da cultura conservadora e ao enfrentamento de redes ilegais, como o tráfico e o aborto clandestino.

A Frente Nacional Contra o Crime Organizado tem como proposta unificar discursos e medidas legislativas em torno da segurança pública e será composta por vereadores, deputados estaduais e federais. Segundo os organizadores, o grupo continuará realizando reuniões e encontros para debater e coordenar novas ações conjuntas em nível nacional.

Leia também: