Na manhã de hoje o vice-presidente da República, Geraldo Alkmin, recebeu ofício solicitando equipamentos para o Aeroporto Municipal Júlio Alves Martins. O avião presidencial fez uma aterrissagem em Chapadão do Sul como parte da viagem que seguiu para da cidade goiana de Aporé onde foi inaugurada a Usina Nardini, um investimento de mais de R$ 800 milhões no setor sucroenergético da região.
O vice-presidente foi recepcionado pela secretária de Administração (Raquel Tortelli), de Infraestrutura (Ricardo Bannak) e o gestor do Aeroporto Municipal (Ricardo Alves). Eles entregaram reivindicação solicitando equipamentos como Estação Meteorológica de Superfície Automática e PAPI (Precision Approach Path Indicator) para viabilizar voos comerciais no Aeroporto Municipal de Chapadão do Sul.
Chapadão do Sul conta com uma dos mais EQUIPADOS aeroportos de MS. Este foi um dos motivos para que o avião presidencial aterrissasse no município. Logo a seguir Geraldo Alkmin e sua comitiva seguiram de carro para o Aporé (GO).
Precision Approach Path Indicator
O PAPI (Precision Approach Path Indicator) é um sistema de auxílio visual à navegação aérea que fornece informações precisas sobre a trajetória de aproximação de uma aeronave em relação à pista de pouso. É um dos vários sistemas de auxílio à navegação por aproximação, que incluem também o Instrument Landing System (ILS) e o Microwave Landing System (MLS).
O PAPI é composto por quatro luzes de cor vermelha e branca montadas em caixas instaladas geralmente no lado esquerdo da pista. As luzes são dispostas em uma linha reta e fornecem informações visuais para o piloto sobre a posição da aeronave em relação à trajetória de aproximação ideal.
Quando a aeronave está acima da trajetória ideal, o piloto verá mais luzes vermelhas do que brancas. Quando a aeronave está abaixo da trajetória ideal, o piloto verá mais luzes brancas do que vermelhas. Quando a aeronave está na trajetória ideal, o piloto verá duas luzes vermelhas e duas brancas.
Sobre a entrega do documento a secretária Raquel Tortelli destacou a importância do ofício que Alkmin recebeu em mãos. “Hoje entregamos pessoalmente ao vice-presidente da república as nossas demandas aeroportuárias e falamos sobre o desenvolvimento de Chapadão do Sul. Sabemos da capacidade e infraestrutura do aeroporto e estamos pleiteando a vinda de voos comerciais para o município,” pontuou a secretária .
chapadensenews