“Nunca tinha visto”. Pescadores sul-mato-grossenses tiveram um encontro raro com uma anta albina no último final de semana. O animal foi visto saindo do Rio Miranda e subindo um barranco no sábado, dia 22 de setembro.
Bruno Girotto e o guia Jhony Moreno foram os responsáveis pelo registro, que viralizou após ser compartilhado nas redes sociais. Os pescadores estavam em um barco passando pelo trecho do Rio Miranda quando se depararam com a anta albina, para a surpresa de ambos.
Na gravação, eles se mostram maravilhados com o avistamento do animal, que é raríssimo no mundo e teve poucas ocorrências registradas no Brasil.
A anta albina da vez nadava tranquilamente no Rio Miranda até perceber a aproximação do barco dos pescadores. Assim que notou a presença humana, o animal subiu o barranco e sumiu mata adentro. “Acabamos de ver uma anta albina. Olha a cor, branca, branca, branca. Nunca tinha visto”, disse um dos pescadores na gravação.
Veja o vídeo do avistamento da anta albina:
Outras antas albinas em Mato Grosso do Sul
Desde 2010, este é o terceiro registro de uma anta albina encontrada em Mato Grosso do Sul. A primeira delas foi resgatada em junho de 2010, em uma fazenda em Sete Quedas, onde sofria maus tratos.
O animal albino foi encontrado com ferimentos na tromba e na região lombar, e com um peso muito abaixo do esperado para sua idade. Na época, a anta albina tinha 10 anos. Após o resgate, o herbívoro foi acolhido no Cras (Centro de Reabilitação de animais Silvestres) em Campo Grande, sem condições de viver na natureza. Ela morreu em 2015.
Já em fevereiro de 2019, um novo avistamento de anta albina em Mato Grosso do Sul. Desta vez, um filhote foi avistado em uma fazenda, próxima à cidade de Caracol. Ele estava acompanhado de uma outra anta adulta e de coloração normal, passeando pela vegetação da propriedade.
Veja:
Desde então, houve apenas um registro de avistamento desse raro herbívoro de pelagem branca: nas margens do Rio Miranda, no último final de semana. Há quem acredite que essa anta vista recentemente na beira do rio poderia ser o filhote crescido avistado em Caracol em 2019, ou ainda algum parente do mesmo.
Animais albinos
O albinismo é uma desordem genética que limita a produção de melanina, gerando animais com pelagem de coloração clara ou aloirada. Por conta da cor chamativa, os animais portadores dessa condição costumam ficar mais vulneráveis na natureza.