Na manhã desta quinta-feira, 09 de maio, saiu de Chapadão do Sul um bi-trem carregado com donativos arrecadados em Chapadão do Sul.
O Corpo de Bombeiros e entidades de classes de Chapadão do Sul e até de outros municípios vizinhos estão recebendo donativos e concentrando em uma empresa de insumos agrícolas, na Avenida Quatro, esquina com a Rua Cinco, no centro da cidade, onde estão sendo concentrados e triados.
Estão chegando, a todo momento, no local; roupas, calçados, colchões, cobertores, água, para os voluntários prepararem para o embarque ao Rio Grande do Sul.
Na manhã desta quarta-feira (08) saiu um caminhão bi-truck carregado com donativos e na manhã desta quinta-feira (09) um bitrem. Os fretes são também de doações que foram para as cidades de Canoas (bi-truck) e Estação (bi-trem).
O Governo de Mato Grosso do Sul para agilizar doações ao RS, isentou impostos e libera passagens de veículos nos postos fiscais, porém devem cumprir obrigações acessórias previstas em legislação, em especial a emissão de documentação fiscal própria relativa a operação de doação. Nos casos de não contribuintes, deverá ser preenchida a declaração disponível aqui para facilitar a verificação.
Os donativos devem ser contínuo, o desastre humanitário é imenso, sem precedentes no Brasil. A medida em que os níveis dos rios abaixam, revelam os resultados chocantes e os problemas se multiplicam, portanto, a arrecadação de donativos continuam para auxiliar os gaúchos.
Em torno de 70% dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul foram afetados, cidades e propriedades rurais. Nesta quarta-feira (08) já se contabilizou 100 mortos, dezenas de desaparecidos e muitos animais dos produtores rurais e domésticos espalhados nos escombros.
Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)